Folha de S. Paulo


Zeca Camargo lança guia que mostra outro lado de Paris

Marcus Leoni/Folhapress
Zeca Camargo, colunista da Folha, que lança guia sobre a cidade de Paris
Zeca Camargo, colunista da Folha, que lança guia sobre a cidade de Paris

Após visitar mais de cem países, o jornalista Zeca Camargo acumulou uma quantidade maior de histórias de viagem do que de carimbos no passaporte –e outra infinidade de dicas de lugares que nem sempre aparecem nos guias tradicionais.

"Os guias e sites mais conhecidos dão sempre as mesmas informações, o que faz com que as pessoas visitem os mesmos pontos", diz Camargo, que também é colunista da Folha e escreve quinzenalmente em "Turismo".

Na segunda quinzena de setembro, ele lançará o livro digital "Eu Ando pelo Mundo: Paris" (editora e-galáxia), em que mistura crônicas sobre a capital francesa com locais que fogem do roteiro tradicional (veja dicas abaixo).

As recomendações surgiram em caminhadas do autor, sem destino, por Paris. "O turista precisa se perder. Eu estou escrevendo um guia, mas defendo que as pessoas larguem esses roteiros."

O livro fará parte de uma série. Serão lançados volumes sobre Buenos Aires, Lisboa e Londres. E há planos do jornalista de escrever sobre Nova York, Bancoc, Tóquio, Madri, Istambul e Marrakech.

Todos no mesmo formato, com histórias pessoais e poucas informações técnicas. "Como é um livro digital, coloco o site para as pessoas acessarem e descobrirem os horários de funcionamento e os preços."

Nada de Brasil no horizonte? "Adoraria. Mas aqui sou uma pessoa pública, acabo parado e reconhecido nas ruas. Isso atrapalha um pouco a experiência do 'flâneur', que é a essência dos livros."

"EU ANDO PELO MUNDO: PARIS"
Autor Zeca Camargo
Editora e-galáxia
Quanto R$ 14,90 (digital)
Lançamento segunda quinzena de setembro

*

5 ENDEREÇOS PARA CONHECER EM PARIS
Dicas de Zeca Camargo na capital francesa

Retrofutur

A loja de equipamentos de som vende produtos modernos com ar retrô. "Tem uma cara de futuro do passado", diz Zeca Camargo. Há aparelhos para tocar discos, fones de ouvido, caixas de som e outros acessórios que se destacam pelo design.

A loja fica no canal Saint-Martin, a poucos metros da praça da República. Mais no site: retrofutur.fr.

_

Palais de Tokyo

PIERRE VERDY/AFP
Visitante vê
Visitante vê "Serie 15, n°8", trabalho do argentino Julio Le Parc, no Palais de Tokyo

"É o meu museu favorito na cidade." É assim que Camargo define o local, aberto diariamente do meio-dia até meia-noite. "Como não amar?", diz.

O espaço abriga mostras de arte contemporânea e desenvolve um programa anual de residência para jovens artistas, que passam oito meses vivendo na França. Mais: palaisdetokyo.com.

_

Melodies Graphiques

Com objetos para caligrafia e para a arte da escrita, a papelaria tem cara de ser "à moda antiga", diz. À venda, há papéis italianos, canetas-tinteiro, bloquinhos feitos à mão e marcadores de livros.

O local fica a caminho da ilha de St.Louis, numa parte de Paris que preserva o ar romântico exibido em filmes.

_

Septime La Cave

Divulgação
Vinhos e porção no Septime La Cave, em Paris, que recebe visitantes na região da Bastilha
Vinhos e porção no Septime La Cave, em Paris, que recebe visitantes na região da Bastilha

Na região da Bastilha, uma das mais boêmias da capital, o Septime La Cave sempre tem bancos livres para quem quer tomar vinho no balcão.

O lugar pertence ao restaurante Septime, onde as reservas são muito concorridas. "Já que é quase impossível comer lá, dá para se contentar com a Cave." Detalhes em: septime-charonne.fr.

_

Kunitoraya

Com duas casas em Paris, o restaurante japonês está entre os favoritos do autor do livro. "Você pode escolher entre um mais moderno e um com cara de bistrô, ambos na mesma rua", conta.

O local prepara o udon, um macarrão feito de farinha, água e sal, servido com uma sopa quente. Informações: kunitoraya.com.


Endereço da página: