Folha de S. Paulo


Rio é eleito o melhor destino de praia para gays na América Latina

Luiz Gomes - 16.nov.2014/Folhapress
Faixa da Parada do Orgulho LGBT do Rio na orla da praia de Copacabana
Faixa da Parada do Orgulho LGBT do Rio na orla da praia de Copacabana

O Rio de Janeiro foi apontado, neste mês, como o melhor destino de praia da América Latina para o turismo LGBT.

A premiação foi entregue na 9a Conferência Internacional de Negócios e Turismo LGBT. O evento, conhecido como Gnetwork360, foi realizado no começo do mês pela Câmara de Comércio Gay-Lésbica da Argentina, em Buenos Aires.

Pela primeira vez a conferência fez uma eleição, ouvindo 200 representantes e líderes da comunidade LGBT na região. A premiação do melhor do turismo "gay friendly" foi dividida em cinco categorias.

O Rio foi apontado por 51% dos votantes como melhor destino de praia para esse público, seguido de Puerto Vallarta e Cancún, ambos no México.

Na eleição de melhor destino LGBT da América Latina, no entanto, a cidade brasileira foi desbancada pela sede do evento, Buenos Aires –apontada por 63% dos entrevistados.

"Em Buenos Aires não se fala mais em tolerância, porque isso implica a situação de alguém superior ao outro. Aqui falamos de pessoas que são iguais, somos uma sociedade muito respeitosa", disse ao serviço em espanhol da CNN Pablo de Luca, presidente da Câmara de Comércio Gay-Lésbica da Argentina.

"Na Argentina a comunidade LGBT está em todo lado, não há um 'bairro rosa' que nos represente".

Nessa categoria, depois da capital argentina e do Rio, ficou São Paulo.

Victoria Egurza - 28.jun.2016/Xinhua/TELAM
Bandeira LGBT em escultura com as iniciais de Buenos Aires
Bandeira LGBT em escultura com as iniciais de Buenos Aires

A cidade paulistana ainda foi vice no prêmio de melhor destino urbano LGBT, atrás, novamente, de Buenos Aires (que teve 61% dos votos).

Outras duas categorias premiaram empresas: a norte-americana Delta foi apontada como empresa aérea mais "gay friendly" da América Latina (seguida por American Airlines e KLM), e a Marriott venceu como melhor rede hoteleira (com 19% dos votos, pouco acima dos 18% dados à W).

De Luca explicou o que faz a diferença para a comunidade LGBT em viagens.

"Não é necessário que o hotel pendure uma bandeirinha para dizer que é 'gay friendly'. O que se precisa é que, quando eu use os serviços de qualquer empresa, me façam sentir como me sinto em casa, onde não haja assombro em ver um casal do mesmo sexo", disse, à CNN.

Segundo ele, para além da premiação, Bogotá, na Colômbia, é "uma joia escondida, que a comunidade gay internacional deve descobrir". No outro extremo, ainda pode ser difícil para homossexuais viajarem para destinos como a Jamaica e países do Caribe, que têm sociedades mais conservadoras.


Endereço da página:

Links no texto: