Folha de S. Paulo


As 5 ilhas mais bonitas da Croácia

As ilhas da Croácia não são feitas apenas de águas cristalinas, praias com areia dourada e natureza exuberante. Lá também é possível conferir a história do país, esportes e festas.

Confira abaixo cinco ilhas encantadoras da costa croata.

*

Cres

Wikimedia Commons
Ilha Cres, na Croácia
Ilha Cres, na Croácia, que recebe amantes de esportes aquáticos

Na baía de Kvarner, Cres é a maior ilha do mar Adriático, com praias encantadoras, natureza preservada e mar limpo.

As praias naturistas estão localizadas em Kovacine e Punta Kriza. Em Kovacine há também uma praia para deficientes, que conta com toda a ajuda necessária e acesso especial para entrar no mar.

A ilha, que recebe campeonatos internacionais de esportes aquáticos, é um paraíso para velejadores, sendo considerada um destino ideal para amantes da natureza.

Cres também é o local para desafiar os próprios limites. Escalada livre, windsurfe, kitesurfe, caiaque e pesca submarina são os principais esportes praticados na ilha.

A cozinha tradicional pode ser apreciada com o prato mais popular da região, o cordeiro, e a principal bebida caseira, o conhaque com ervas aromáticas.

O queijo de leite de ovelha com presunto caseiro e azeitonas também são deliciosos aperitivos. Além do peixe fresco, camarão, lagosta e caranguejos.

-

Pag

Wikimedia Commons
Ilha Pag, na Croácia
Ilha Pag é um dos destinos favoritos de jovens à procura de festas

Com mais de 2.500 horas de sol por ano, a ilha Pag é conhecida como uma das mais ensolaradas do Adriático. Na parte oriental, destacam as pedras, costa íngreme e paisagem rústica, enquanto na ocidental a paisagem é mais verde e suave.

Há anos, a ilha é considerada o destino preferido para o jovens à procura de música e festas na orla de águas cristalinas. As praias também são o "point" dos apaixonados e praticantes do windsurfe.

Na gastronomia, destacam-se as iguarias locais, como cordeiro e o famoso queijo Pag, um dos símbolos da ilha.

-

Dugi Otok

Wikimedia Commons
Ilha Dugi Otok, na Croácia
Ilha Dugi Otok, onde visitantes podem desfrutar de reserva natural

Conhecida como Ilha Longa, em Dugi Otok é possível desfrutar de uma bela reserva natural.

Entre os principais locais para aproveitar as belezas da ilha estão: o parque natural Telascica e o parque nacional Kornati, as baías de Soliscica, de Pantera e a praia de Sakarun, considerada uma das baías mais belas do mundo. Além disso, há o pitoresco farol na pequena cidade de Veli Rat.

A ilha, famosa por suas pedreiras desde o Império Romano, é o lugar ideal para os amantes de águas cristalinas.

-

Brac

Wikimedia Commons
Ilha Brac, na Croácia
Ilha Brac, na Croácia, considerado um dos principais pontos turísticos da Croácia

Considerada a terceira maior ilha do mar Adriático, Brac é um dos principais pontos turísticos da Croácia.

Entre as cidades mais conhecidas da ilha estão Bol e Supetar. Com baías profundas e florestas de pinheiros, a praia Zlatni Rat, em Bol, é uma das mais fotografadas pelos turistas.

Bol é o local de pescadores, marinheiros e tem um ambiente turístico com complexos hoteleiros, casa e apartamentos para locação. Na gastronomia, os restaurantes optam por servir receitas originais da Dalmácia.

-

Mljet

Wikimedia Commons
Ilha Mljeck, na Croácia
Ilha Mljet, na Croácia, conhecida por sua fauna e flora

A ilha de Mljet, uma das mais verdes da Croácia, é uma ilha selvagem, repleta de bosques, ideal para explorar a flora e fauna.

Ao observar a paisagem de Mljet, é possível se deparar com rebanhos de cabras, ovelhas e burros. Como patrimônio arquitetônico, há o Palácio de Diocleciano, em Split, e o anfiteatro, em Pula.


Endereço da página: