Folha de S. Paulo


Itália é o melhor destino para viagens gastronômicas, aponta estudo

Nos últimos anos, ganhou força a tendência de "food travel", na qual os destinos e itinerários de viagens são escolhidos de acordo com a culinária do destino, suas especialidades e principais chefs.

A Itália, por causa de seus restaurantes e de sua tradição enogastronômica, está entre os mais cotados países do mundo para esse tipo de viagem.

É o que diz o "Food Travel Monitor 2016", estudo anual realizado em todo o mundo pela World Food Travel Association.

De acordo com a pesquisa, a Itália é um dos países mais escolhidos por quem quer ter uma viagem mergulhada na gastronomia e no universo dos vinhos. O país é, por exemplo, o destino preferido dos turistas alemães, que veem na região da Toscana e em Roma locais de comidas e vinhos maravilhosos.

Para os chineses, o território italiano é o único que interessa em termos de enogastronomia fora do Oriente. E para os norte-americanos, a Itália é a única meta do mundo neste sentido.

Ainda segundo o estudo, 93% dos turistas que viajam ao país para uma "food travel" conhecem as famosas cantinas, aproveitam para experimentar a comida de rua local e assistem a apresentações com grandes chefs.

Vale lembrar que o país é sede, entre outros, da Osteria Francescana, apontada pela revista britânica "Restaurant" como o número um na última edição da lista de 50 melhores restaurantes do mundo.

Outra informação do documento é que os turistas italianos, ao contrário dos de outras nacionalidades, não consideram seu país como um destino enogastronômico.

Os outros destinos citados pelo documento, além da Itália, são a França e o Japão.


Endereço da página:

Links no texto: