Folha de S. Paulo


Fotógrafo registra Nova York com ar retrô; veja as imagens

Ao ver as fotos que Alexandre Rezende fez na ponte do Brooklyn, em Nova York (EUA), a sensação é a de que elas ficaram décadas guardadas em uma caixa e mostram como era a cidade nos anos 1970. Mas não é nada disso.

"Fui para Nova York no ano passado. É a lente de plástico que usei para fazer as fotos que dá essa sensação de passado, com uma textura estranha", explica o fotógrafo.

A tal lente foi uma saída para um imprevisto. Rezende levou na bagagem apenas o corpo de sua máquina, já que tinha encomendado uma lente nova pela internet, a ser retirada em Nova York. Mas, quando o novo equipamento chegou, o acessório não encaixou na câmera. "Então comprei a de plástico mesmo, que parece descartável, só para não deixar de fotografar."

Do apartamento que alugou em East Village, em Manhattan, o fotógrafo caminhou até a ponte do Brooklyn, onde fez um ensaio no lugar. Registrou famílias passeando, cadeados colocados por namorados nos cabos da construção, o pôr do sol com os prédios no horizonte...

"Fiz só essa saída fotográfica. Como saía muito para beber e conhecer novos bares, ficava com medo de perder o equipamento", conta.

*

Veja outras edições do Álbum de Viagem:

Foz do rio São Francisco, por Bruno Molinero
Montevidéu em preto e branco, por Otavio Valle
Colorido da Índia, por Diogo Moreira
Underground em Nova Jersey, por Bia Bittencourt
Da serra à praia em SC, por Moacyr Lopes Junior
Ceará, por Adriano Vizoni
Santiago de Compostela, por Eduardo Quirino
Pescadores em Muro Alto (PE), por Frâncio de Holanda
Turistas no Mar Morto, por Eduardo Anizelli
Atacama, por Lucas Baptista


Endereço da página:

Links no texto: