Folha de S. Paulo


Bordeaux inaugura museu dedicado ao vinho com adega de 14 mil rótulos

Um local de lazer dedicado ao vinho abriu as portas nesta quarta-feira (1o) em Bordeaux, famosa região vinícola do sudoeste da França.

Batizado de Cidade do Vinho, o lugar espera receber 450 mil visitantes por ano.

"A essência desse lugar é cultural", disse o diretor do local, Philippe Massol, à AFP. "Falamos de civilização, de arte, de experiência, para que o visitante saia daqui com verdadeiro respeito pelo vinho."

O lugar também oferece visitas pedagógicas, restaurantes, bares e uma adega com mais de 14 mil garrafas

A construção do edifício, de 14 mil metros quadrados e 55 metros de altura, custou € 81 milhões e teve 81% de seu orçamento financiado por órgãos públicos (incluída a União Europeia) –o restante, por empresas privadas.

Seu formato ondulado e moderno evoca "um líquido", segundo os arquitetos do estúdio XTU. Sua fachada, composta por painéis de alumínio e de vidro serigrafado, se ilumina com reflexos dourados que lembram as pedras amarelas e reluzentes das fachadas bordalesas.

A Cidade do Vinho oferece, pelo ingresso de € 20, uma viagem para descobrir a cultura dessa bebida em diferentes sociedades e regiões do mundo, com degustações e várias instalações multimídia.

Para que os visitantes voltem mais vezes, os organizadores apostam em uma programação cultural que conta com espetáculos, concertos, debates e oficinas.

Com a chegada da Eurocopa de futebol, que será disputada na França de 10 de junho a 10 de julho, os jogos serão transmitidos no auditório, seguidos de degustações de vinhos dos países participantes.

A partir de 13 de julho entrará em cartaz uma exposição temporária sobre a Geórgia, país do leste europeu berço da vitivinicultura.

A cidade de Bordeaux, declarada patrimônio da humanidade pela Unesco, recebeu cerca de 6 milhões de visitantes no ano passado e aposta na Cidade do Vinho para reforçar o setor do enoturismo.


Endereço da página:

Links no texto: