Folha de S. Paulo


Recoberta de ouro, estátua volta ao topo do monte Saint-Michel, na França

A estátua do arcanjo do monte Saint-Michel, um dos mais conhecidos monumentos franceses, voltou a ser exposta no alto da abadia, colocada por um helicóptero na manhã desta quinta-feira (26).

Dezenas de turistas presentes na sacada da abadia, sob um sol radiante, aplaudiram quando a estátua foi recebida por operários sobre uma estrutura de andaimes construída ao redor da agulha na torre do edifício religioso.

A estátua do arcanjo levantara voo dez minutos antes, pendurada em um helicóptero, dos pôlderes (áreas baixas cercadas por diques) que envolvem o monte –onde ela se encontrava desde quarta-feira. O topo do edifício está 160 metros acima do nível do mar.

A peça pôde reencontrar seu brilho ofuscante sob o sol depois de dois meses e meio de restauro.

A operação custou € 450 mil (R$ 1,8 milhão) ao Centro de Monumentos Nacionais, órgão público francês que administra a abadia. O objetivo era proteger o arcanjo da corrosão e de fazer pequenos ajustes, já que suas asas servem de para-raios.

A estátua já havia sido restaurada em 1987, mas a cobertura de ouro havia praticamente desaparecido por causa do efeito de ventos carregados de areia.

"Com duas vezes mais ouro do que foi colocado no restauro anterior, o arcanjo deve poder lutar contra os caprichos de meteorologia por mais ao menos 50 anos", disse Philippe Belaval, presidente do CMN na última quarta-feira.

Instalada em 1897, a peça de cobra pesa 520 quilos e mede 4,5 metros (contando as asas). Ela representa são Miguel (saint-Michel) ameaçando com sua espada um dragão, que encarna o mal.

O monte Saint-Michel é um dos monumentos mais visitados da França: recebe entre 2 e 3 milhões de turistas. A abadia e a baía são patrimônios mundiais da Unesco.


Endereço da página:

Links no texto: