Folha de S. Paulo


Álbum traz peregrinos e cenários do caminho de Santiago de Compostela

O documentarista Eduardo Quirino passou por uma rotina pesada no caminho de Santiago de Compostela, na Espanha: estava lá a trabalho, afinal, para registrar uma expedição do preparador físico Aulus Sellmer.

Ainda assim, foi contagiado pelo ambiente único do roteiro, tradicional destino de peregrinos e turistas em busca de reflexão.

"Eu trabalhava muito intensamente e dormia muito pouco: tinha que cuidar dos equipamentos, da bicicleta, do meu corpo, da alimentação, controlar o cronograma... E quando todos chegavam à pousada e descansavam, eu editava o material", conta.

"Mas, mesmo com essa intensidade de burocracias, eu estava em outra vibração. Quando coloquei a concha [símbolo do caminho] com a cruz embaixo do selim da minha bicicleta, a viagem mudou. É uma energia mágica, não tem explicação."

O documentarista percorreu, em três semanas, cerca de 550 quilômetros junto com Sellmer –carregando, na bicicleta, até 25 quilos de equipamento de foto e vídeo. Ao final da peregrinação, tinha feito 33 horas de filmes e mais de 13 mil fotos.

O material virou uma exposição, com 16 totens, batizada de "Caminho de Santiago – Uma Reflexão Fotográfica". A mostra está em São Paulo, na Câmara de Comércio Espanhola (av. Eng. Luis Carlos Berrini, 1.681), até esta sexta (13).

Depois dela, Quirino estuda publicar também um livro com as fotos.

Além das paisagens, ele se dedicou a registrar muitos peregrinos. "Gente é sempre o recorte do meu trabalho, porque o toca são os seres humanos; o caminho foi um pano de fundo", conta.

"Como acordávamos cedo, entrávamos nos vilarejos e víamos o que os peregrinos raramente veem: velhinhos varrendo a frente de casa, arrumando plantas, fazendo os movimentos iniciais do dia."

Além disso, o contato entre peregrinos marcou a expedição.

"São pessoas muito solidárias, que se ajudam quando estão com bolhas e dores, e convivem em um clima com caráter de reflexão e energia muito forte", diz.

*

Veja outras edições do Álbum de Viagem:

Pescadores em Muro Alto (PE), por Frâncio de Holanda
Turistas no Mar Morto, por Eduardo Anizelli
Atacama, por Lucas Baptista
Juazeiro do Norte, por Samuel Pessoa
O Peru fotografado por um celular, por Luisa Dörr
Casas de famosos em Los Angeles, por Apu Gomes
Pernambuco, por Bruno Poletti
Madagascar, por Haroldo Castro
Colômbia, por Thiago Foresti
Mauritânia, por Jody MacDonald


Endereço da página:

Links no texto: