Folha de S. Paulo


Fotógrafo clica turistas lambuzados na lama medicinal do mar Morto

O fotógrafo da Folha Eduardo Anizelli aproveitou uma viagem a Israel para registrar a maratona de Jerusalém, em março deste ano, para visitar a região do mar Morto –que fica a cerca de uma hora de distância da cidade.

"O cenário é muito curioso. Quando você entra na água, não afunda de jeito nenhum. A sensação é que ela é meio oleosa, viscosa. Tem gente que deita e lê o jornal, sem afundar", diz.

A alta concentração de sal na água impede que o visitante afunde. Por isso, o recomendado é que o contato com a água não passe de 15 minutos por dia –sob o risco de acontecer uma desidratação.

Embora a água seja o atrativo mais conhecido, turistas visitam a região em busca da lama que existe no local. "Eles acreditam que a lama é medicinal e faz bem à pele. Fica um monte de gente com o corpo lambuzado, todos deitados na areia."

Anizelli conta que a famosa lama inspira até as lojinhas de souvenir. "Lojinhas vendem a lama em saquinhos, cosméticos feitos com produtos da região, sal do mar Morto estocado em potinhos..."

*

Atacama, por Lucas Baptista
Juazeiro do Norte, por Samuel Pessoa
O Peru fotografado por um celular, por Luisa Dörr
Casas de famosos em Los Angeles, por Apu Gomes
Pernambuco, por Bruno Poletti
Madagascar, por Haroldo Castro
Colômbia, por Thiago Foresti
Mauritânia, por Jody MacDonald
João Pessoa, por Edson Lopes Jr.
Verão português, por Fabrício Lobel
Natividade, no Tocantins, por Otavio Valle
Tanzânia, por Mathilde Missioneiro


Endereço da página:

Links no texto: