Folha de S. Paulo


Chegada de turistas estrangeiros no Brasil teve leve queda em 2015

Danilo Verpa/Folhapress
Praia do Bode, em Fernando de Noronha (PE)
Praia do Bode, em Fernando de Noronha (PE)

O número de turistas estrangeiros que visitam o Brasil teve uma leve queda em 2015, em comparação a 2014 –quando a Copa do Mundo de Futebol ajudou a estabelecer o recorde de visitantes.

Estiveram no país no ano passado 6.305.838 estrangeiros, segundo dados da Polícia Federal compilados no Anuário Estatístico de Turismo, divulgado nesta segunda-feira (25) pelo Ministério do Turismo.

O número é 1,9% menor do que o registrado em 2014, quando o país superou, pela primeira vez, a marca de 6 milhões de turistas –foram 6,4 milhões de estrangeiros naquele ano, sendo pouco mais de 1 milhão apenas em junho, mês da Copa.

O ano passado registrou, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o recorde de 1,18 bilhão de viagens internacionais.

A expectativa para este ano no Brasil, segundo comunicado divulgado pelo ministério, é que a Olimpíada do Rio ajude na atração de visitantes.

"O turismo será o grande legado dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos", disse o ministro Alessandro Teixeira, empossado na semana passada.

"O revezamento da tocha, que percorrerá mais de 330 municípios brasileiros, será decisivo para consolidar os destinos turísticos nacionais para o mundo."

As estatísticas brasileiras, diga-se, ainda que tenham se estabilizado na marca de 6 milhões de visitantes, estão longe das de outros polos turísticos mundiais.

Nova York (EUA), por exemplo, recebeu, sozinha, 12,3 milhões de estrangeiros em 2015. A França, país mais visitado do mundo, recebe cerca de 85 milhões de turistas por ano.

'HERMANOS'

O documento do Ministério do Turismo destacou os principais emissores de turistas para o Brasil. A Argentina, mais uma vez, lidera esse quesito: foram 2,079 milhões de argentinos no país em 2015.

A região Sul registrou, durante o verão, uma invasão argentina como não se via há alguns anos.

Depois dos "hermanos", em segundo lugar ficaram os americanos (575 mil) e, em terceiro, os chilenos (306 mil).

Ainda que essas posições do ranking tenham se mantido, só a emissão de argentinos cresceu entre o "top 3" (em 2014 haviam sido 1,7 milhão de visitantes do país vizinho); o número de turistas dos EUA e do Chile foi menor no ano passado do que em 2014.

Os meses de maior fluxo turístico em 2015 foram janeiro (com a chegada de 915 mil visitantes estrangeiros) e dezembro (784 mil), ápice do verão e das férias escolares no Brasil. Na sequência veio fevereiro (719 mil), mês do Carnaval.

A maioria dos turistas estrangeiros chegou ao país de avião (4,32 milhões); como o maior aeroporto internacional brasileiro é o de Guarulhos, São Paulo foi a principal porta de entrada dos visitantes (2,2 milhões vieram pelo Estado, um recorde).

Em seguida estão o Rio de Janeiro (1,37 milhão) e o Rio Grande do Sul (1,08 milhão).

No Estado gaúcho, a via terrestre é a preferida dos turistas: responde por 89% das entradas no país. Segundo o ministério, o número é explicado pela proximidade com as fronteiras de países vizinhos –em especial, a Argentina.


Endereço da página:

Links no texto: