Folha de S. Paulo


Trajeto pela ilha de Creta pretende ser o novo Caminho de Compostela

Luciana Coelho - 16.set.2010/Folhapress
O porto de Hania, em Creta, na Grécia, é cheio de bares e restaurantes
O porto de Hania, em Creta, na Grécia, é cheio de bares e restaurantes

Bem no coração do Mediterrâneo, uma nova rota se junta aos grandes "caminhos europeus", como o de Santiago de Compostela. Trata-se da "Cretan Way", um percurso de cerca de 500 quilômetros na ilha grega de Creta que, por cinco anos, foi elaborado e melhorado por voluntários de todo o mundo junto a Compagnia dei Cammini, associação de turismo que trabalha com o projeto.

O caminho surgiu da rota E4, de cerca de 10.000 km, que atravessa a Europa de leste a oeste, da Espanha ao Chipre, passando por Creta, cuja parte do caminho estava abandonada.

Por isso, a Compagnia dei Cammini, que já propunha revitalizar esse trajeto há alguns anos com o apoio de seu coordenador, Luca Gianotti, decidiu reviver o antigo caminho com ajuda de voluntários.

O trabalho, que teve início em 2010, deu origem a um percurso sinalizado, com sinais de GPS e informações sobre lugares onde é possível passar a noite. Todos os dados estão reunidos no livro "The Cretan Way", escrito por Gianotti, que acaba de ser lançado e que ajuda quem pretende realizar o trajeto na Grécia.

"Estive em Creta 29 vezes em viagens com apenas a minha mochila e, depois de ter percebido que não podia passar por um dos caminhos mais belos do mundo, decidi fazê-lo mais acessível", afirmou o coordenador.

"Pela sua beleza, o trajeto pode realmente se tornar um dos percursos mais amados da Europa, junto ao GR20 em Córsega, o Caminho de Santiago de Compostela e a Via Francigena. Procurei ter certeza de que o caminho se tornasse acessível para todos, oferecendo sinal GPS e uma descrição detalhada do percurso".

Como muitos trajetos, o novo caminho parte do leste, no caso da belíssima praia de Kato Zakros, e vai para o oeste, para o monastério de Chrisokalitisa, perto do mar. Para completá-lo, são necessários em média 29 dias de caminhada, percorrendo-se cerca de 30 quilômetros por dia.


Endereço da página: