Folha de S. Paulo


NY aprova lei para 'ensinar' bons modos a fantasiados da Times Square

Julie Jacobson-28.jul.2015/AP
FILE - In this July 28, 2015 file photo, a tourist poses for a photo with two women clad in thongs and body paint in New York's Times Square. Mayor Bill de Blasio has signed a bill that will regulate where and how costumed characters like Spider-Man and Elmo, and the topless women operate. A City Hall ceremony on Thursday April 21, 2016 capped a City Council effort to rein in aggressive panhandlers who have flooded Times Square, with some harassing pedestrians for money. (AP Photo/Julie Jacobson, File) ORG XMIT: NYR104
Turista posa com mulheres fantasiadas em Times Square, em Nova York

O Homem-Aranha, o Elmo e a estátua da Liberdade terão que se manter em seu melhor comportamento.

Depois de receber reclamações por anos sobre personagens fantasiados pressionarem de forma agressiva os turistas em troca de gorjeta, a cidade de Nova York, por meio do prefeito, Bill de Blasio, aprovou uma lei nesta quinta-feira (21) para regular onde e como os artistas poderão atuar na Times Square e para restringir comportamentos ostensivos.

A cerimônia na prefeitura coroa um ano de esforços para conter pedintes agressivos que invadiram a praça, alguns assediando pedestres a pagar por fotos. No último verão [do hemisfério norte], mulheres de topless e pintura no corpo causaram furor com uma presença ostensiva.

A nova lei permite aos guardas locais restringir os movimentos dos personagens e impedi-los de bloquear os pedestres em trechos fechados para os carros na região, que atrai 39 milhões de visitantes do mundo todo a cada ano –além dos milhões de nova-iorquinos.

O conselho de NY aprovou o texto neste mês.

A chefe da municipalidade de Manhattan, Gale Brewer, disse que a atmosfera de Times Square varia "entre divertida e assustadora", dependendo do comportamento dos diversos personagens. Ela diz que, agora, o objetivo é "trazer ordem ao caos –um bom caos, mas ainda assim caos, que ameaça o lugar".

A lei também dá ao departamento de Transportes a administração de áreas exclusivas para pedestres em toda a cidade, incluindo a conduta dos passantes, o controle do lixo e o fluxo do trânsito.

Em uma das audiências do conselho da cidade que levaram à decisão, Keith Albahae, que trabalha fantasiado de Coringa, disse que as novas regras "não estão certas".

"Nós oferecemos um grande entretenimento", disse. "As únicas pessoas que ficam chateadas basicamente são aquelas que querem tirar fotos de graça. Ninguém força você a tirar fotos –se alguém o faz, é problema dela."

Mas os críticos apontam ataques a visitantes no passado, inclusive a crianças. Um Homem-Aranha foi acusado de socar um policial que disse a uma mulher que ela não precisava pagar pela foto.

Entre os presentes à assinatura da nova lei estava o conselheiro da cidade Corey Johson, membro de uma força-tarefa que propôs "zonas de atividade" limitadas.

Junto à polícia, à comunidade da Broadway e os empresários locais, a força-tarefa tem trabalhado para definir os detalhes de novos projetos para a Times Square antes de as multidões de turistas do verão chegarem.

"A Times Square é um dos grandes símbolos da cidade –ela encapsula a energia, a escala, a diversidade, a esquisitice e, de uma maneira boa, a loucura de Nova York", disse Johnson.


Endereço da página: