Folha de S. Paulo


O apartamento pichado do Sex Pistols é oficialmente um marco punk de Londres

Reprodução

No começo do ano, visitamos o apartamento de Jimi Hendrix na Mayfair, onde ele pagava apenas £30 por uma semana de aluguel com a então namorada Kathy Etchingham em 1968. Desde então, Etchingham abriu a casa em Brook Street para o público, lotando o espaço com talismãs das viagens do casal para o mercado de Portobello Road, recriando como o apartamento era quando o rockstar estourou. Como você pode imaginar, o apartamento dos anos 70 dos Sex Pistols não tem o mesmo charme do lar boêmio de Jimi, mas o antigo flat da icônica banda de punk se tornou o mais novo marco histórico de Londres.

Segundo o Guardian, os dois prédios do século 17 da Denmark Street em Londres receberam recentemente o status Grade II* - "a segunda mais alta categoria, que inclui apenas 5,5% dos prédios históricos". Um dos apartamentos, no número 6 da Denmark Street, foi a base da banda durante o auge do punk nos anos 70, e ainda conta com os rabiscos na parede de Johnny Rotten, incluindo uma caricatura do empresário da banda, Malcolm McLaren. "O propósito é listar o lugar entre as coisas de importância histórica e cultural, e acho que o punk é uma parte muito importante da história da nossa cultura, então reconhecemos o apartamento na lista", disse Posy Metz, a consultora da lista que sugeriu o prédio.

O jornal aponta que a significância histórica da Denmark Street não acaba nos oito prédios construídos entre 1686 e 1691 que ainda sobrevivem - o lugar também têm uma rica história musical. "Foi lá que os Rolling Stones gravaram seu primeiro álbum; onde David Bowie acampou numa ambulância convertida esperando conhecer as pessoas certas; e onde Elton John, no telhado, escreveu 'Your Song'."

O filho de McLaren e Vivienne Westwood, Joe Corré, anunciou recentemente seus planos de queimar sua herança punk de $7 milhões depois da notícia da celebração paradoxal dos 40 anos do gênero por instituições britânicas, que culmina no dia 26 de novembro. A gente queria sugerir o quintal do prédio na Denmark Street para a fogueira - já que o pai dele pagava o aluguel entre 1975 e 1977 - mas segundo uma pesquisa no Google Maps, o prédio não tem quintal.

Reprodução

Tradução MARINA SCHNOOR


Endereço da página: