Folha de S. Paulo


Fotógrafa clica com celular a costa, a serra e a selva do Peru

A fotógrafa Luisa Dörr passou quase três meses no Peru. Na companhia de um morador local, ela explorou um pouco do que podem ser consideradas três grandes regiões do país: a costa, marcada pelo deserto e a vida marinha, a serra, com as montanhas dos Andes, e a selva, que abriga parte da floresta amazônica.

"É um país relativamente pequeno, mas a mudança das paisagens impressiona muito", conta ela, que fez as imagens com um iPhone.

Luisa publica suas imagens no Instagram, a ideia, explica, é fazer com que as pessoas se sintam mais próximas das fotografias.

Durante a viagem, ela registrou as três regiões peruanas. Na serra, clicou o Vale Sagrado –um dos locais que mais gostou–, repleto de ruínas incas.

"Há uma lenda que diz que, todo mês de outubro, na montanha onde morreu o último inca aparece a sombra de uma onça e de um homem", conta. "O Peru é cheio desses mistérios."

Já na selva, em Iquito, pode conhecer uma reserva que recebe animais abandonados ou que sofriam maus tratos, como um tucano que era alimentado com ração de cachorro.

"O clima do passeio não é de zoológico. Os visitantes caminham em uma espécie de jaula para observar os bichos soltos do lado de fora."

Mas foi na costa que Luisa passou a maior parte da viagem, especialmente em Lima, capital do Peru. Lá, diz ela, come-se bem e barato (com R$ 9 dá para ficar satisfeito).

*

Veja outras edições do Álbum de Viagem

Casas de famosos em Los Angeles, por Apu Gomes
Pernambuco, por Bruno Poletti
Madagascar, por Haroldo Castro
Colômbia, por Thiago Foresti
Mauritânia, por Jody MacDonald
João Pessoa, por Edson Lopes Jr.
Verão português, por Fabrício Lobel
Natividade, no Tocantins, por Otavio Valle
Tanzânia, por Mathilde Missioneiro
Minas Gerais, por Angelo Savastano
Etiópia, por Roberto Machado


Endereço da página:

Links no texto: