Folha de S. Paulo


Site permite 'alugar' fotógrafos para produzir ensaios durante viagens

Henderson Moret/Divulgação
 Credito: Henderson Moret / Divulgacao legenda: grupo de turistas na ponte de Puerto Madero, em Buenos Aires ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Grupo de turistas na ponte da Mulher, em Buenos Aires

Em tempos em que as câmeras de smartphones e os paus de selfie proliferam entre turistas, um site lançado nesta semana propõe algo um pouco diferente para o registro de viagens.

O Phototrip, criado pelos brasileiros radicados em Buenos Aires Henderson Moret e Túlio Bragança, é um site que funciona como uma espécie de "mercado virtual" de fotógrafos.

Na plataforma, o turista vê o portfólio de cada profissional disponível no destino e contrata um deles para produzir um ensaio –ao final, são entregues, em formato digital, de 25 a 75 fotos.

As locações são definidas em conjunto, mas, segundo o site, como os fotógrafos moram na cidade, são responsáveis por elaborar a logística e por eventualmente sugerir pontos menos conhecidos pelo turismo de massa.

"Não é apenas um ensaio em si, é quase um tour", afirma Bragança, que mora em Buenos Aires há 12 anos e mantém um blog sobre a cidade, o Aires Buenos.

Até agora, o Phototrip conta com profissionais em 16 cidades, incluindo destinos turísticos internacionais, como Nova York, Londres, Paris e Lisboa, e oito brasileiros –entre eles, Brasília, Gramado, Ouro Preto, Recife, Rio e São Paulo.

Com o tempo, mais cidades farão parte da plataforma –o serviço funciona apenas em português, mas há planos de expandir para o espanhol.

Henderson Moret/Divulgação
 Foto de casal de turistas em Colonia do Sacramento, no Uruguai, tirada por fotografo da plataforma Phototrip, que aluga fotografos para viagens (foto Henderson Moret/Divulgacao) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Casal de turistas em Colônia do Sacramento, no Uruguai, clicado por fotógrafo da plataforma Phototrip

Os preços variam de acordo com o destino e o tempo da sessão de fotos, que pode durar de uma a quatro horas. O ensaio geralmente custa entre R$ 250 e R$ 800 e pode incluir até quatro locações (o site fica com 20% do valor do serviço).

"Algumas viagens são mais especiais que outras, e esses momentos merecem ser registrados de maneira apropriada", diz o criador do site, que já fazia esse tipo de trabalho na capital argentina.

Segundo ele, ainda que não haja um público-alvo específico, 80% dos turistas que o procuram são casais; em seguida, aparecem as famílias e grupos de amigos comemorando datas especiais.

Além de "alugar" profissionais, o Phototrip pretende oferecer workshops de fotografias de viagens.

O primeiro deles, gratuito, vai ser realizado em São Paulo, nos próximos dias 2 e 3 de abril, em parceria com o Dubbi, site que tira dúvidas de viajantes de forma colaborativa (informações e cadastro no site).


Endereço da página: