Folha de S. Paulo


Jornalista retrata as cores fortes do verão português

Segundo o repórter de "Cotidiano", Fabrício Lobel, poucas coisas são mais convidativas do que uma sardinha na brasa à beira do mar, no verão de Portugal. Atraído pela história e pela culinária do país, o jornalista descobriu em junho de 2015 que as paisagens lusitanas estão entre os maiores destaques do país.

Ao sul do país, por exemplo, é possível estar num mar de calmas ondas, vendo o sol se por atrás de rochedos dourados ou de colinas repletas de casas com paredes cobertas de cal.

Já na velha Coimbra, que foi casa de romanos, árabes e nos últimos sete séculos de universitários, o belo rio Mondego está a uma caminhada da impressionante catedral da Sé Velha. A caminhada passa inevitavelmente por algum restaurante abastecido de chafana de cabra: uma porção de carne do caprino cozida lentamente ao vinho tinto até quase se desmanchar.

Ao norte, o sabor do vinho e dos queijos dão o tom da busca pelas raízes da tradição lusitana.

"É incrível conhecer um país, onde a culinária, os gestos e a língua soam em tudo familiar. Ainda assim, o mais incrível é perceber como as diferenças com Portugal nos ajudam a conhecer o nosso próprio país", conta.

*

Veja outras edições do Álbum de Viagem

Natividade, no Tocantins, por Otavio Valle
Tanzânia, por Mathilde Missioneiro
Minas Gerais, por Angelo Savastano
Etiópia, por Roberto Machado
Trem das nuvens, por Gabriela di Bella
Edimburgo, por Marcus Leoni
Cisternas na Índia, por Carlos Teixeira
Camboja, por Vitor Meneghetti
Nova Zelândia, por Thiago Pompeu
Amsterdã, por Ivan Ribeiro


Endereço da página:

Links no texto: