Folha de S. Paulo


Fotógrafo clica moradores e tradições de cidade histórica do Tocantins

Atraído pela história local, o fotógrafo do jornal "Agora" Otavio Valle viajou à Natividade (TO), uma das primeiras cidades do Centro-Oeste brasileiro –fundada no século 18 na então província de Goiás, em pleno ciclo do ouro.

Ele conta que a cidade respira um clima de misticismo, com a mistura de crenças de origem quilombola e católica. Com casas históricas e mais de 250 imóveis tombados pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Artístico Nacional), Natividade mantém ainda hoje tradições do passado.

Como é o caso da produção do tradicional biscoito Amor Perfeito, feito com coco. Valle visitou a casa de uma moradora que aprendeu a fazer o doce com a avó e ainda prepara a iguaria em larga escala, mas de forma artesanal. "O biscoito atrai muitos turistas", contou o fotógrafo.

Outra atividade histórica de Natividade é a feitura de joias tradicionais, utilizando principalmente uma técnica conhecida como filigrana (um trabalho ornamental feito de fios bem finos e bolas de metal), que acontece até hoje na Oficina de Ourivesaria Mestre Juvenal.

Há ainda a presença de moradores como dona Romana, uma senhora nascida em um quilombo na região serrana da cidade. Ela professa que um asteroide colidirá com a Terra para corrigir o eixo do planeta e que nos arredores de Natividade, único lugar poupado da catástrofe, se dará a reconstrução do mundo, explicou Valle.

"Romana criou um santuário, que vai funcionar como abrigo durante o apocalipse", contou. "O local recebe diversos seguidores e membros de comunidades hippies."

*

Veja outras edições do Álbum de Viagem

Tanzânia por Mathilde Missioneiro
Minas Gerais, por Angelo Savastano
Etiópia, por Roberto Machado
Trem das nuvens, por Gabriela di Bella
Edimburgo, por Marcus Leoni
Cisternas na Índia, por Carlos Teixeira
Camboja, por Vitor Meneghetti
Nova Zelândia, por Thiago Pompeu
Amsterdã, por Ivan Ribeiro
Norte do país, por Henrique Manreza
Água, por Valdemir Cunha
Salvador, por Marco Sebás
Ushuaia, por Maya Brasiliano


Endereço da página:

Links no texto: