Folha de S. Paulo


Fotógrafo registra o povo e as celebrações de Páscoa na Etiópia

O fotógrafo Roberto Machado viajou à Etiópia para ver as celebrações de Páscoa em Lalibela, uma cidade milenar no norte do país.

"A Etiópia tem uma das raízes cristãs mais antigas do mundo, eles permaneceram isolados do Ocidente por mais de 500 anos e todos esses rituais em Lalibela têm centenas de anos, é algo especial", conta o fotógrafo.

Machado clicou a procissão noturna na cidade, que reúne inúmeros fiéis. De acordo com a tradição, todos ficam no escuro com velas nas mãos e a celebração começa à meia-noite, quando um padre sai de uma igreja com uma única vela acesa. A chama vai sendo passada até todas as velas estarem acesas.

Além das antigas tradições, a Etiópia tem igrejas de mais de 800 anos de idade esculpidas em pedras –algumas a mais de 15 metros de profundidade. Nelas, há sempre uma bíblia escrita e ilustrada à mão.

Nos quinze dias que passou percorrendo o norte do país, Machado visitou e fotografou esses livros sagrados, templos centenários e, num pulo para a atualidade, os moradores da região.

"Não costumo fazer muitos retratos, mas lá o sorriso é tão largo e o povo é tão caloroso que tirei várias fotos", contou.

*

Trem das nuvens, por Gabriela di Bella
Edimburgo, por Marcus Leoni
Cisternas na Índia, por Carlos Teixeira
Camboja, por Vitor Meneghetti
Nova Zelândia, por Thiago Pompeu
Amsterdã, por Ivan Ribeiro
Norte do país, por Henrique Manreza
Água, por Valdemir Cunha
Salvador, por Marco Sebás
Ushuaia, por Maya Brasiliano
América Central, por Vitor Schietti
Patagônia chilena, por Tuca Reinés
Arrufo em Fernando de Noronha, por Davi Ribeiro


Endereço da página:

Links no texto: