Folha de S. Paulo


Conheça a exuberância cultural do País Basco e veja que cidades visitar

O País Basco não é propriamente um país, mas uma região entre o nordeste da Espanha e o sudoeste da França onde, desde tempos imemoriais, a população tem raízes culturais próprias e se comunica na mesma língua enigmática, possivelmente pré-romana, de origem indo-europeia, o euskera.

Além dos bascos (cujos ideais soberanistas datam do século 19 e estão explícitos em cartazes que, nas fachadas, pedem anistia a presos políticos), também habitam o País Basco (ou Eskal Herría, literalmente "terra do euskera"), populações que descendem dos francos, castelhanos e romanos, para mencionar algumas etnias.

O Pais Basco

E assim, com raízes fincadas há mais de 3.000 anos –há quem diga que o euskera é o idioma mais antigo da Europa e que talvez remonte à pré-história–, o que se chama País Basco é, na verdade, um território definido sob um prisma linguístico, histórico e cultural.

Sem limites geográficos precisos, os sete territórios que falam euskera se estendem do golfo de Biscaia aos montes Pirineus e ocupam uma área de 20 mil quilômetros quadrados –e há cidades que, embora sejam culturalmente bascas, em termos geopolíticos ficam em outros territórios, caso de Navarra e La Rioja.

Para fazer a rota no ritmo do "slow tourism", vivenciando monumentos arquitetônicos, bosques e vinhedos, vale alugar um carro. Pelo caminho, há castelos, fortalezas medievais, monastérios e conventos. No lado espanhol, diversos deles foram transformados em hotéis elegantes, os Paradores.

O roteiro também deixa espaço para a fruição de arte contemporânea: a viagem tem início em Bilbao, sede de um museu Guggenheim. Veja no "Turismo" o que vivenciar, olhar e comer na região –e esteja atento, pois há cidades que têm um nome em castelhano ou francês e outro em euskera.

Cidades Pais Basco

*

Castelos foram convertidos em hospedagens

Para viajar pelo País Basco, uma opção é se hospedar nos hotéis Paradores de Espanha, castelos e mosteiros convertidos em hospedagem; é possível fazer reservas e pagar em reais (tel. 11/3090-0868; diárias a partir de € 70). Para alugar carros, a Europcar (europcarbr.net.br) também permite fazer as reservas no Brasil.

O jornalista viajou a convite da Insight


Endereço da página:

Links no texto: