Folha de S. Paulo


Vitoria-Gasteiz é museu pop e medieval a céu aberto no País Basco

Vitoria-Gasteiz, conhecida por seus dois nomes (contemporâneo e basco, unidos por hífen), é charmosa, cheia de praças românticas, ruas para pedestres e conserva um centro histórico medieval e casas que mantêm brasões nas fachadas.

Capital da província de Álava, a cidade também ganhou o título de "capital verde da Europa" em 2012.

Com forte tradição basca, já era conhecida no século 12, pela localização estratégica, servida por várias estradas.

Cercada por montanhas, lagos e pelos ancestrais vinhedos de Rioja Alavesa, Vitoria-Gasteiz tem na praça da Virgem Branca sua "sala de visitas". No mesmo passeio, visite a catedral gótica de São Pedro e a praça de Santo Domingo, com sua fonte.

Cidades Pais Basco

Para escancarar sua vocação permanente para as artes, a cidade exibe também 15 murais de inspiração pop, visitados com a ajuda do site muralismopublico.com –ou até dos grafiteiros, em tours agendados por e-mail.

Uma delas, Estibaliz Vera conta que o movimento de grafitar fachadas em estado precário começou no bairro operário de Zaramaga, em 2007, com duas artistas norte-americanas; hoje, mais de 20 estão no projeto.

Os artistas são voluntários, mas o trabalho é financiado pela prefeitura –alugar andaimes pode custar mais do que as pinturas em si.

Os murais quase sempre remetem ao que se fazia no local. Assim, há referências a toureiros, sapateiros e festas populares, sempre com cores muito vivas e traços contemporâneos: misturam elementos como a pintura de Gustav Klimt e Andy Warhol, cartas de baralho, ecologia e fogueiras de São João.


O jornalista viajou a convite da Insight


Endereço da página:

Links no texto: