Folha de S. Paulo


Nos Alpes, cidade de Engelberg tem os melhores queijos da Suíça

A cerca de 45 minutos de trem de Lucerna fica a cidadezinha de Engelberg, onde está localizado o monte Titlis, a única montanha dos Alpes suíços que tem neve durante todo o ano.

A subida é feita no primeiro teleférico giratório da Europa. No topo ficam a ponte suspensa mais alta do continente e também uma gruta de gelo eterno. Um gelo mesmo. As pistas de esqui e snowboard só abrem no inverno.

Onde fica Lucerna

Há ainda lagos, montanhas para saltar de paraglider ou fazer caminhadas. E, é claro, você verá vacas por todos os lados –e não se surpreenda se quiser fazer uma selfie com uma delas, porque são muito simpáticas, mas não necessariamente amistosas. Se você não está acostumado com a vida no campo, convém manter distância.

Não deixe de visitar o mosteiro da cidade, onde fica uma fabrica de queijo. Dá para ver o processo de fabricação e se deliciar com a variedade enorme, vendida no local. Sabe por que o queijo suíço é tão gostoso? Nessa região, as vacas comem flores e produzem o leite dos queijos e dos chocolates.

Só mais uma coisa. Fondue não é necessariamente uma novidade. Se quiser pular essa experiência, sem problema. Mas anote uma dica: suíços fazem fondue de carne sem aquela fumaceira horrível. O segredo é usar caldo de carne para cozinhar. Fica incrível. Boa viagem.

A jornalista viajou a convite da comuna de Lucerna, de Titlis Glacier Mountain e da companhia aérea Swiss


Endereço da página:

Links no texto: