Folha de S. Paulo


'Homens-jato' voam ao lado do maior avião de passageiros do mundo

Veja o vídeo

O piloto e aventureiro suíço Yves Rossy, conhecido como jetman ("homem-jato"), conseguiu um novo feito: voar lado a lado com o maior avião de passageiros do mundo, o A380, da companhia aérea Emirates. Para isso, usou um traje especial equipado com asas.

Rossy e outro jetman, Vince Reffet, aparecem em um vídeo voando na mesma velocidade que o avião, e extremamente próximos dele, a 1, 2 km de altura nos céus de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

O voo em formação foi planejado e coreografado pela companhia aérea e em parceria com a dupla Jetman Dubai (veja os preparativos no vídeo abaixo). Segundo a empresa, o maior risco para Rossy e Reffet era a turbulência que se forma atrás do avião, criando uma espécie de pequeno tornado.

Um voo de ensaio foi realizado no último dia 12 para "assegurar que as posições da formação funcionavam". O voo final se deu no dia seguinte sob um arquipélago artificial em formato de palmeira, o Palm Jumeirah.

Não é a primeira vez que Yves Rossy usou seu traje com asas. Ele já realizou voos no Grand Canyon, nos Estados Unidos e, há dois anos, voou ao redor de uma montanha no Japão e ao lado de um avião B-17 bomber.

Vídeo


Endereço da página: