Folha de S. Paulo


Com ao menos 8 filmes neste ano, Londres ganha protagonismo no cinema

Nos filmes clássicos da franquia 007, James Bond toma seus martínis e conquista garotas no Caribe, nos Alpes, no Mediterrâneo, na União Soviética...

Sean Connery e Roger Moore, intérpretes do personagem entre as décadas de 1960 e 1980, davam apenas rápidas passadas por Londres, para se inteirar das missões em lugares exóticos.

Nos longas mais recentes, porém, a capital britânica tem tido protagonismo: Pierce Brosnan e Daniel Craig, os 007s mais recentes, viveram boa parte de suas aventuras "em casa" –na cidade nasceu o escritor Ian Fleming (1908-1964), que usou suas memórias como agente de inteligência na Segunda Guerra para criar o espião.

E a cidade nunca apareceu tanto quanto em "007 Contra Spectre", o 24º filme da franquia cinematográfica, que faturou cerca de US$ 6 bilhões no mundo desde 1962.

"Bond tem licença para matar –e para perturbar Londres", diz Emma Pill, produtora de locações de "Spectre".

No filme, a cidade tem destaque até o desfecho, a exemplo de em "007 – Operação Skyfall". A sequência começa no prédio do MI6, serviço de espionagem do Reino Unido, e continua com uma perseguição noturna pelo Tâmisa.

Para filmar o trecho, foi necessário fechar as principais pontes sobre o rio, um eixo londrino, por sete noites. "James Bond é um verdadeiro patrimônio do cinema britânico, o que ajudou muito no trabalho", diz Emma.

Londres reúne um invejável mix de cultura pop: do auge dos Beatles e dos Rolling Stones a Sherlock Holmes, passando por Harry Potter e Alfred Hitchcock.

Pela cidade também pululam outros "patrimônios" cinematográficos. A comédia "Um Lugar Chamado Notting Hill" (1999), com Julia Roberts e Hugh Grant, foi rodada no distrito ao norte da cidade.

Nos arredores do Borough Market, ao sul, perambula a trintona desajeitada que protagoniza "O Diário de Bridget Jones" (2001). Na plataforma 9 3/4 da estação King's Cross, em Camden, a instalação de um carrinho com malas e gaiola presta homenagem a uma passagem mágica usada por Harry Potter.

O diretor nova-iorquino Woody Allen já usou a cidade como locação de quatro filmes: "Ponto Final: Match Point" (2005), "Scoop: O Grande Furo" (2006), "O Sonho de Cassandra" (2007) e "Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos" (2010).

"Para alguém como eu, o clima é o ideal", ele já disse, referindo-se ao famoso tempo garoento da cidade.

Se Londres é tendência, ao menos sete outras grandes produções lançadas neste ano tiveram cenas rodadas ali: "Vingadores: Era de Ultron", "Missão Impossível: Nação Secreta", "Kingsman: Serviço Secreto", "O Agente da U.N.C.L.E.", "Pegando Fogo", "O Destino de Júpiter" e "Uma Noite no Museu 3: O Segredo da Tumba", atraídos por políticas de incentivo da cidade.

O jornalista viajou a convite do Visit Britain


Endereço da página:

Links no texto: