Folha de S. Paulo


Moratória a novos hotéis proposta em Barcelona vai afetar 35 projetos

Ignácio Aronovich/Folhapress
ORG XMIT: 183801_0.tif Turistas passeiam pelo parque Güell , em Barcelona (Espanha)(Foto: Ignácio Aronovich/Folhapress)
Turistas passeiam pelo parque Güell , em Barcelona; cidade é a maior da região da Catalunha, na Espanha

A moratória de um ano na concessão de novas licenças hoteleiras em Barcelona deve paralisar a construção de 35 projetos, informou nesta sexta-feira (23) a prefeitura da cidade –outros 51 projetos poderão continuar.

"A suspensão cautelar de licenças afetou 35 projetos de estabelecimentos, cujo futuro dependerá do novo plano urbanístico de alojamentos turísticos", que a assembleia liderada pela prefeita Ada Colau quer aprovar, anunciou a prefeitura em um comunicado.

A moratória foi uma das primeiras medidas tomadas pelo governo municipal depois de Colau vencer as eleições de 24 de maio, com uma plataforma eleitoral da qual fazem parte membros do movimento "Indignado" e partidos de esquerda radical, como os antiliberais do Podemos.

O objetivo era frear a crescente saturação turística da segunda maior cidade espanhola, que tem 1,6 milhão de habitantes e é visitada anualmente por 27 milhões de pessoas –o que, nos últimos anos, vinha gerando protestos nas cercanias, além de elaborar um plano para tornar a atividade, que gera entre 10% e 12% do PIB municipal, mais sustentável.

Reprodução-21.ago.2014
Naked Italians spark protests against antics of drunken tourists in Barcelona -- The Guardian /// Peladões protestam // http://www.theguardian.com/world/2014/aug/21/naked-italians-protests-drunken-tourists-barcelona
Site do jornal 'The Guardian' noticia invasão de 'peladões' em La Barceloneta

A medida foi muito criticada pela oposição, que acredita que ela pode criar instabilidade jurídica e impedir a criação de empregos, e por empresários com projetos em andamento, que recorreram à Justiça contra a decisão.

Cinquenta e um projetos que já estavam iniciados "poderão continuar", assinalou a prefeitura no comunicado.


Endereço da página:

Links no texto: