Folha de S. Paulo


Pedreira desativada abriga gruta com passeio de pedalinho em Socorro

Em meio ao verdadeiro corredor de aventuras do rio do Peixe, em Socorro, há um lugar perfeito para um respiro: a gruta do Anjo.

Formada em uma antiga pedreira usada até 1995 para a extração de minérios como granito e quartzo, foi naturalmente invadida por uma água cristalina, que formou no local uma lagoa de tons que misturam o verde e o azul, a depender a iluminação.

O espaço impressiona com seus 3.000 metros quadrados, cheios de galerias; a lagoa chega a ter até 4 metros de profundidade. Assim, os donos da pousada onde a gruta está situada (e que leva o mesmo nome), exploram o local com a cobrança de ingresso que dá acesso a um pedalinho. Com ele, é possível chegar a pontos que não se alcançam com uma volta a pé.

O salão é iluminado com luzes artificiais e a lagoa conta com outra surpresa nada natural: são carpas japonesas, lá colocadas pelos donos do terreno, que suportam a temperatura fria da água, sempre em torno de 10ºC.

Como se pode esperar, uma temperatura agradável envolve o ambiente, especialmente no verão, variando de 15ºC a 17ºC. É possível também se encontrar com o silêncio e seus ecos. Isso, é claro, se você não for em um feriado. Em dias assim, a fila para o pedalinho pode chegar a duas horas –e o eco, de interessante, pode se tornar ensurdecedor.

É menos lúdico, mas também possível, visitar o local dispensando o pedalinho, apenas passeando pelas galerias a pé, apesar de o preço da visita ser o mesmo. A entrada custa R$ 25 por pessoa, o mesmo valor para crianças a partir dos cinco anos (as menores são isentas).

Com essa administração particular, o preço varia nos feriados de acordo com a demanda (informações em pou sadagrutadoanjo.com.br).

FERIADO

Apesar disso, o passeio é uma boa opção para esse próximo feriado –uma dica é passar pelo local e tentar se informar sobre os horários menos procurados.

A visita à gruta, se não for a fila do pedalinho, é rápida, e pode-se logo partir para os parques de aventura.

Um passeio no bucólico centrinho da cidade vale a pena (inclusive para comprar malhas) e logo ali perto há outras cidades interessantes, que formam o circuito das águas e oferecem, entre outras atrações, um bom comércio de roupas, como Serra Negra, Lindoia, Águas de Lindoia, Monte Sião, Monte Alegre do Sul e Bueno Brandão (veja opções de pacotes para o próximo feriado).


Endereço da página:

Links no texto: