Folha de S. Paulo


Fotógrafo clica pesca de sardinhas em Fernando de Noronha

O fotógrafo Davi Ribeiro viajou à trabalho para Fernando de Noronha, em Pernambuco, e teve a chance de registrar o arrufo das sardinhas.

O fenômeno natural é causado por peixes maiores que encurralam cardumes de sardinha no raso, fazendo-os pular em direção à areia, e normalmente acontece em agosto e setembro.

O evento é esperado o ano inteiro pelos moradores locais, que aproveitam para pescar as sardinhas –usadas como isca para conseguir pegar também os peixes maiores–, contou o fotógrafo.

Para fazer as imagens do arrufo, foi preciso acordar cedo. A pescaria começa por volta das 4h30 da manhã e continua até depois das seis.

A quantidade de sardinhas é tão grande, que alguns pescadores precisam mergulhar no mar para ajudar aqueles que estão no barco a puxar a rede. Outros, nem precisam de barco, e ficam na parte rasa da água, pegando os peixes com as mãos.

"Os turistas também vão para assistir", disse Ribeiro, que, de certa forma, também era um turista. Foi sua primeira vez no arquipélago e ele recomenda visitar a Baia dos Porcos. "Foi o lugar que achei mais bonito, fiquei lá para o pôr do sol e até depois de escurecer, vale a pena."

*

Confira outras edições do Álbum de Viagem

Praias do Ceará, por Marco Ankosqui
Nova York, por Gabriel Cabral
O Mundo em Minas, por Renato Weil e Glória Tupinambás
Cuba e Miami, por Maritza Caneca
Berlim, por Julia Chequer
Lisboa, por Mariana Pinto
Capadócia, por Thomas Canton
Pedras da Ilha Grande, por André Cypriano
Jerusalém, por Bruno Santos
Bolívia e Peru, por Daniel Popov
Apanhado pelo mundo, por Edson Walker
Escócia, por André Vicente Gonçalves
Marrocos, por Jarbas Oliveira
Piauí, por Gustavo Epifanio


Endereço da página:

Links no texto: