Folha de S. Paulo


Uruguai mantém isenção de impostos para turistas; veja mais destaques

O "Turismo" prepara uma seleção de dicas, novidades e eventos do setor toda semana. A coluna "Sobrevoo" também responde a perguntas dos leitores e publica fotos de viagem. Para colaborar, envie e-mail para turismo@grupofolha.com.br.

Uruguai mantém isenção de impostos para turistas

O Ministério do Turismo do Uruguai anunciou a manutenção da isenção de impostos para turistas em serviços de hospedagem, aluguel de veículos, locação de imóveis, gastronomia e catering para festas e eventos até 31 de março de 2016.

O desconto é de 21% no pagamento de qualquer um desses serviços, desde que feitos com cartão de crédito. A medida visa ajudar a meta de atrair mais de 500 mil turistas brasileiros ao país em 2015 (no ano passado foram 462 mil, que representa um crescimento de 17% em relação a 2013). O Brasil é o segundo país em número de turistas no Uruguai, atrás apenas da Argentina.

*

Estrangeiros podem ser liberados de visto

A Câmara dos Deputados aprovou, na semana passada, projeto de lei que dispensa a necessidade de vistos para qualquer estrangeiro que quiser entrar no Brasil até 18 de setembro de 2016. O trânsito será permitido por 90 dias.

A data é o último dia de competições da Paraolimpíada do Rio, que acontecem após a Olimpíada. O projeto tem como objetivo atrair turistas para os eventos esportivos do ano que vem –medida semelhante foi adotada na Copa do Mundo de 2014, para turistas que tivessem ingressos para os jogos.

Para entrar em vigor, o texto deve ser aprovado pelo Senado e sancionado pela presidente Dilma Rousseff.

*

MACEIÓ

André Palmeira/Divulgação
Artistas plasticos de Maceio foram convidados para realizar pintar velas da em homenagem ao aniversario da cidade, em 5 de dezembro Foto: Andre Palmeira/Divulgacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***

Para o aniversário de 200 anos da cidade, celebrado em 5 de dezembro, artistas locais pintaram as velas de jangadas que levam turistas em passeios por praias e piscinas naturais

*

ONG leva grupo para comunidade indígena

Em novembro, a ONG ActionAid levará um grupo de turistas para visitar uma comunidade indígena em Januária, no norte de Minas. A viagem faz parte do projeto Mão na Massa e terá passeios pelas cavernas do parque Peruaçu e pelo circuito das cachaças mineiras. Na comunidade, os visitantes vão conhecer casas de medicina, uma escola e uma mostra de artesanato indígena.

O roteiro dura cinco dias, com partida no dia 11 de novembro, e o pacote custa a partir de R$ 1.300 (não inclui o transporte até Montes Claros). A inscrição pode ser feita pelo e-mail atendimento@actionaid.org.br.

*

FUI E VOLTARIA... OU NÃO

ANDRÉ MIFANO, chef

Patricia Stavis/Folhapress
Sao Paulo, SP, Brasil - 12 de julho de 2010 - Retrato da do chef Andre Mifano, do restaurante Vito, Vila Beatriz. ( Foto: Patricia Stavis / Folhapress )

Fui e voltaria
San Francisco (EUA): sou apaixonado pela cidade, apesar de ela ser cara. É ótima para comer e extremamente cosmopolita: é uma forma de viajar para uns três países diferentes em um único lugar

Fui e não voltaria
Nova York (EUA): acho que não vou voltar para lá por algum tempo. Como trabalho em restaurante, só posso viajar no final do ano e nessa época é difícil, porque a cidade fica muito cheia, com filas gigantescas

*

AGENDA

09 de OUTUBRO
Começa a mostra Tuku Iho: Legado Vivo Maori, no Jardim Botânico do Rio, sobre a arte do povo maori, originário da Nova Zelândia; até 25/10

09 de OUTUBRO
Primeiro dia do Festival Gastronômico da Pipa, que envolve 40 casas da praia de Tibau do Sul (RN) e vai até o dia 17; mais em festivaldapipa.com.br

22 de OUTUBRO
Tem início a 3ª Peru Week, em 17 cidades brasileiras. O evento dá descontos em restaurantes peruanos e em viagens para o Peru (peruweek.com.br )


Endereço da página: