Folha de S. Paulo


Com aquecimento, geleiras no Alasca são atração 'veja antes que suma'

Rodolfo Lucena
Fotos produzidas em viagem ao Alasca pelo jornalista Rodolfo Lucena. Foto: Rodolfo Lucena ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Vista de uma geleira no Alasca; as plataformas de gelo são atração "veja antes que suma"

O sul do Alasca abriga duas maravilhas naturais, uma pertinho da outra: a maior floresta de clima temperado do mundo e um incrível complexo de geleiras. Ambas podem ser exploradas na mesma viagem, mas se você quiser ver as geleiras, tenha pressa.

A floresta de Tongass vai bem, obrigado, mas as plataformas de gelo estão recuando cada vez mais, em razão da mudança climática. Infelizmente, já entraram naquela infame lista de atrações turísticas "veja antes que sumam".

Uma parada obrigatória para navios é o fiorde Tracy Arm, de onde se pode ver as geleiras Sawyer e o desprendimento paulatino de icebergs durante o verão.

A localidade está a apenas 72 km de Juneau, a capital do Alasca, uma cidadezinha simpática de 32 mil habitantes. Desenvolvida inicialmente pela mineração, Juneau tem um aspecto curioso: não se pode chegar a ela de automóvel. O acesso só se dá por embarcação ou avião.

Aqueles que buscam programas mais radicais podem experimentar as tirolesas em meio à densa floresta nos arredores da cidade de Skagway –na mais rápida delas a velocidade chega a 60 km/h.

Mas se para você sair por aí pendurado em cabo de aço é aventura demais, há programação mais suave, como uma visita a Liarsville. O lugar tem forte ligação com a corrida do ouro do Klondike, ocorrida no fim do século 19.

Ali era o acampamento de jornalistas que contavam histórias fabulosas, ainda que inverídicas, sobre garimpeiros que ficaram ricos da noite para o dia (daí o nome Liarsville, a "vila dos mentirosos", na tradução).

E a pequena Skagway, por si só, tem um charme especial. Com apenas 800 residentes, ela preserva o aspecto de uma vila do Velho Oeste.

De acordo com os quadrinhos, o Tio Patinhas foi um dos que estiveram em Skagway durante a corrida do ouro, querendo ficar rico. Adivinhe se deu certo?

O jornalista viajou a convite da Disney Cruise Line


Endereço da página:

Links no texto: