Folha de S. Paulo


Nova atração de Brotas, Queda Livre é feita de um barranco a 60 m de altura

"Você não tem medo?", perguntavam alguns visitantes e até os funcionários do parque Aventurah, em Brotas, a 250 km de São Paulo.

O misto de curiosidade e terrorismo psicológico serve de preparação para a mais nova atração da cidade: a chamada queda livre, salto semelhante a um bungee jump, feito de um barranco a 60 metros de altura –com a diferença de a corda ficar presa às costas da pessoa.

Na recepção do parque, o vídeo que mostra a atração já turbina o nervosismo. Na hora marcada –os saltos são realizados a cada duas horas, com oito vagas por vez–, o transporte até a plataforma é feito em um ônibus ou van.

O caminho de 1,5 km morro acima percorre, no começo, uma paisagem dominada por campos da cana-de-açúcar; mais à frente, uma área de preservação permanente, com mata fechada.

O bucolismo, porém, pouco adianta se você estiver nervoso ou de estômago embrulhado por causa da tensão: a estrada de terra faz o veículo chacoalhar bastante.

Lá em cima, os monitores preparam os equipamentos de segurança e passam as instruções gerais: pule segurando o colete ou com os braços abertos; deixe metade dos pés na estrutura metálica –a outra metade, no desconhecido; o ideal é dar só um passo e cair, sem dar um impulso.

Tudo muito bem, mas o difícil é fazer o corpo entender que será boa ideia saltar de uma altura equivalente a um prédio de 20 andares preso só por uma corda nas costas.

De acordo com os monitores, chegar à plataforma e pensar duas vezes é o caminho para acabar não pulando –lado ruim, o parque não reembolsa o dinheiro pago pelos desistentes (o salto custa R$ 94, e o valor dá direito a usar outras atrações do local).

Se serve de consolo, a queda é rápida, dura pouco mais de três segundos. E aí, todo aquele nervosismo deixa de ter tanta razão.

Embora o barranco tenha 60 metros, o tombo é de só 25 metros, até uma segunda plataforma, onde há um monitor esperando. E a queda livre em si dura só os primeiros seis metros, enquanto não há intervenção dos equipamentos de segurança.

Depois, a velocidade diminui gradativamente. Uma vez na plataforma de baixo, a pessoa é içada automaticamente ao ponto de partida.

CLUBE RADICAL

O Aventurah (aventurahbrotas.com.br ), onde está a queda livre, é uma espécie de "clube radical" de Brotas.

O local mistura piscinas, restaurantes e parquinhos com tirolesas, atividades de arvorismo e escalada –boa pedida para entreter as crianças. Quem for ao local para conhecer o novo "bungee jump" ganha acesso às nove atrações do pacote básico do Aventurah.

Para os adultos em busca de emoção, a melhor opção é participar apenas dos passeios externos, como o rapel e o percurso de tirolesa, que acontecem de plataformas próximas à da queda livre.


Endereço da página:

Links no texto: