Folha de S. Paulo


Telões da Times Square exibem obra da dupla brasileira Osgemeos

Divulgação
Obras da dupla Osgemeos são exibidas em agosto nos telões de Times Square
Obra da dupla Osgemeos é exibida durante o mês de agosto nos telões da Times Square, em NY

A Times Square amarelou. Mais de 50 telões da região mais movimentada de Nova York estão tomados desde sábado (1º) pelos personagens da dupla de artistas paulistanos Osgemeos.

Eles ficarão lá durante todas as noites de agosto –das 23h57 à meia-noite–, como parte do projeto "Midnight Moment", que existe desde 2012 e já contou com Yoko Ono, Tracey Emin e Robert Wilson.

O vídeo dura apenas 30 segundos e é repetido por três minutos, sempre às 23h57. Começa com um rapaz amarelo, assinatura dos Osgemeos, se materializando nos telões.

osgemeos

"É como se nossos personagens tivessem entrado no sistema de monitores, aparecido, contado uma história e depois desligado os painéis", disse à Folha Gustavo Pandolfo, um dos irmãos gêmeos. "É incrível poder dividir isso com todos que passam pela Times Square, principalmente os que são pegos de surpresa."

Para fazer o vídeo, a dupla contou com a ajuda da Birdo, um dos maiores estúdios independentes de animação do país, com sede em São Paulo.

"Os dois rascunharam um primeiro storyboard na minha frente em poucos minutos. Deu para ver que o processo deles é bastante instintivo e as ideias fluem soltas", disse Paulo Muppet, um dos criadores da Birdo.

O estúdio e a dupla já haviam trabalhado juntos antes –em 2009, os personagens amarelos foram animados para a vinheta de abertura da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

mostra

"Ver nosso trabalho por toda a Times Square é uma conquista inédita para a animação brasileira e marca uma fase muito legal que estamos passando aqui no estúdio", comentou a cofundadora Luciana Eguti.

Neste mês, o canal Cartoon Network estreou a série em animação com Vinícius e Tom, os mascotes dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, criados na Birdo.

Em Nova York, mais de 20 mil pessoas circulam pela Times Square no horário da exibição dos vídeos, que estão espalhados por sete quarteirões.

"A riqueza maravilhosa da cor dos personagens dos Osgemeos agarra a nossa atenção, e eles representam uma diversidade que torna mais fácil para qualquer um de nós se reconhecer um pouco, ou reconhecer nossos irmãos ou amigos", disse Sherry Dobbin, diretora da Times Square Arts, organizadora do projeto, chamado de "Midnight Moment" (momento da meia-noite).

Diferentes artistas e estilos já foram selecionados ao longo dos anos. Em maio, por exemplo, foram projetadas imagens da série "Screen Tests", de Andy Warhol, com fotografias dos anos 1960 de Bob Dylan, Allen Ginsberg, Lou Reed e Edie Sedgwick.

A britânica Tracey Emin teve sua série de trabalhos em neon "I Promise to Love You" animada e exibida de forma pública pela primeira vez, em 2013. "Emin é muitas vezes a 'bad girl' do mundo da arte, e esta obra chamou a atenção das pessoas já que ninguém pensaria nela como uma 'artista de arte pública'", comentou Dobbin.


Endereço da página: