Folha de S. Paulo


Falta de neve no Chile atrasa abertura de estações de esqui e frustra turistas

João Wainer-29.08.2011/Folhapress
Teleférico na estação chilena da Valle Nevado na temporada de 2011
Teleférico na estação chilena da Valle Nevado na temporada de 2011

Ao menos quatro estações de esqui no centro do Chile se viram obrigadas a postergar a abertura oficial da temporada deste ano por causa da falta de neve.

Valle Nevado –a maior do país e costumeiro destino de esquiadores brasileiros– programava abrir suas pistas e hotéis no último dia 26 de junho, mas até agora não conseguiu começar a funcionar. Em Portillo, outra estação tradicional, a primeira data (20 de junho) já foi adiada seguidas vezes.

O problema é que elas vinham comercializando, desde o começo do ano, pacotes justamente para esse período (na maioria das vezes, com descontos de até 50%). Ambas garantiram aos consumidores a devolução de 100% do dinheiro e a possibilidade de trocar a reserva para outras datas –em alguns casos, sem custos.

Adiamentos também afetaram as estações de El Colorado e La Parva, próximas a Santiago e menos conhecidas entre brasileiros –só não houve maiores problemas porque elas não possuem estrutura hoteleira e são destino de esquiadores de um dia.

Segundo a advogada Maria Stella Gregori, professora da PUC, em casos assim o código de defesa do consumidor garante ao cliente de uma agência de viagens o direito a fazer a troca de um pacote por outro (inclusive para outros destinos) ou exigir a restituição do valor, com correção monetária.

Esses pedidos podem ser feito até 30 dias depois da data da viagem.

"Dependendo do caso, também pode caber uma indenização por perdas e danos", diz a advogada. Vale lembrar, no entanto, que as regras se aplicam apenas a compras feitas em agências brasileiras –se o pacote for comprado de uma empresa chilena, estará sujeito às leis do consumidor do país vizinho.

NEVE MÍNIMA

Para segurança dos esquiadores (e para garantir maior diversão), as estações só são abertas depois de uma quantidade mínima de neve ter caído. Em geral, no Chile, ela é atingida a partir da segunda quinzena de junho –atrasos de mais de uma semana nesse "calendário" são raros.

Ao longo desta semana, Valle Nevado anunciou que espera fazer a abertura da temporada no próximo dia 17; Portillo não confirmou uma data e prometeu informar os clientes "semana a semana" –um operador chileno disse que trabalha com a possibilidade de o icônico hotel amarelo abrir no dia 18.

Outras estações no Chile, como Chillán e Corralco, já operam normalmente –é para elas que os operadores têm sugerido a transferência de pacotes. Na Argentina também já nevou o suficiente, inclusive em Las Leñas, que está em latitude semelhante a Valle Nevado e Portillo.


Endereço da página: