Folha de S. Paulo


Hotel oferece o luxo 'definitivo': a chance de desligar o sinal de internet

Divulgação
Quarto do hotel Villa Stephanie, em Baden-Baden
Quarto do hotel Villa Stephanie, em Baden-Baden

Tempos de desespero exigem medidas desesperadas. Uma companhia de hotéis de luxo criou o jeito "definitivo" de ajudar seus hóspedes a relaxar: um botão que desliga a internet.

Um interruptor prateado perto das camas no Villa Stéphanie Spa Sesort em Baden-Baden (no sul da Alemanha) ativa uma grade de fios de cobre nas paredes que bloqueia sinais de internet sem fio.

"É igual a um interruptor", disse Frank Marrenbach, diretor-executivo do Oetkler Collection, companhia de hotéis de luxo europeia que administra o Le Briston de Paris, o Hotel Du Cap em Antibes (na costa francesa) e vai abrir um renovado hotel Lanesborough em Londres no dia 1º de julho.

Até agora, cerca de metade dos hóspedes já optou, em algum momento durante sua estada, por desligar a internet, indicando que o sistema pode ser expandido para outros hotéis.

A atitude pode parecer extrema, levando em conta que desligar aparelhos conectados atingiria o mesmo fim, mas Chris Baréz-Brown, autor que explora o balanço entre vida e trabalho, disse que a maioria de nós não consegue controlar o desejo de dar uma "espiadinha" em nossas telas.

"Nós não somos muito bons em gerenciar nosso comportamento. É só ver o álcool, cigarros, refrigerantes, televisão ou jogos", ele disse.

"Vamos ver mais ideias assim. Vão existir zonas onde as pessoas desconectam, mais negócios vão sugerir que as pessoas não mandem e-mails em alguns momentos do dia e assim vai. Há muitas pesquisas que sugerem que nossa capacidade de multitarefa está nos tornando mais superficiais."

Marrenbach disse que, além da grade, seus quartos tem um revestimento especial para bloquear 26% do sinal de internet sem fio. "Não importa o que seu vizinho faz, se você desligar o interruptor, você não terá recepção de sinal."

Ele prevê que a tecnologia seja comum em casas de luxo dentro de cinco anos. Nenhum outro hotel foi até o mesmo extremo, mas muitos estão se perguntando como ajudar seus hóspedes a relaxar em um mundo conectado.

O grupo InterContinental disse que seus hotéis para viagens de negócios, como a rede Crowne Plaza, oferecem aromaterapia e podcasts de um especialista em sono.

Marrenbach disse que muitos de seus hóspedes, que pagam € 1.115 por noite em um pacote no Villa Stephanie no verão do hemisfério norte, não se desligaram por anos. "Nós precisamos aprender mais sobre como lidar com isso de uma maneira saudável", disse ele.

"Nos anos 1950, ninguém se incomodava com cigarro, porque todos fumavam. Agora, quando você pessoas fumando parece uma atitude vulgar. Não é um sinal de inteligência estar constantemente olhando para novas mensagens. Isso não é esperto, isso é estúpido."


Endereço da página: