Folha de S. Paulo


Ainda em construção, maior navio do mundo é lançado à água na França

Georges Goeb-19.jun.2015/AFP
Barcos de pescadores passam pela estrutura do Harmony of the Seas em Saint-Nazaire (França)
Barcos de pescadores passam pela estrutura do Harmony of the Seas em Saint-Nazaire (França)

O maior navio de cruzeiros do mundo, o Harmony of the Seas, construído em Saint-Nazaire, no oeste da França, foi lançado à água na última sexta-feira (19), quase um ano antes de fazer sua primeira travessia, em maio de 2016, entre Southampton e Barcelona.

A entrega do barco está prevista para abril de 2016.

A imensa estrutura metálica deste futuro monstro dos mares deixou, na manhã de sexta, o local onde vinha tomando forma desde setembro de 2013 e foi levado a uma doca.

Uma manobra complexa para um navio de 362 metros de comprimento e 66 metros de largura, que será incorporado à frota explorada por uma filial da empresa americana Royal Caribbean.

A empresa já possui dois grandes navios de mesmo comprimento que o Harmony of the Seas, mas com largura de 65 metros. Trata-se do Allure of the Seas e do Oasis of the Seas. O novo navio vai economizar energia, segundo seus construtores. Para o acabamento, serão necessários 90 mil metros quadrados de carpetes, 500 mil litros de tinta e 8.000 metros quadrados de vidros.

A bordo trabalham 2.500 pessoas, empregados dos estaleiros e subcontratados, a fim de terminar a tempo o navio, cujos primeiros ensaios em alto-mar estão previstos para acontecer em fevereiro de 2016.

O cruzeiro inaugural do Harmony of the Seas levará 5.479 passageiros de Southampton a Barcelona em maio de 2016. Depois, o barco fará cruzeiros de oito dias pelo mar Mediterrâneo, com saídas de Barcelona.

Dos estaleiros de Saint-Nazaire já saíram mais de uma centena de barcos do tipo, incluindo os míticos transatlânticos franceses Normandie e France, e 12 navios para a Royal Caribbean em quase 30 anos.


Endereço da página: