Folha de S. Paulo


Brasil tem novos sites de aluguel por temporada

Divulgação
Casa com piscina que o site Vip Houses disponibiliza para aluguel em Florianópolis
Casa com piscina que o site Vip Houses disponibiliza para aluguel em Florianópolis

O sucesso de portais de aluguel de casas e quartos para turismo no Brasil tem feito com que esse tipo de plataforma se multiplique.

As mais conhecidas têm crescimento expressivo: o Airbnb, por exemplo, aumentou o número de anúncios em 15 vezes entre 2012 e 2015, de 3.000 para 45 mil. Nos últimos meses, ao menos outros quatro serviços do tipo foram lançados ou reformulados no país.

Em maio, entrou no ar a Vip Houses, que trabalha só com imóveis de luxo. Além de alugar a casa (que sempre tem funcionários à disposição), o usuário também pode solicitar serviços extras. Entre eles, um concierge para agendar passeios e mordomo para comprar mantimentos.

"Fazemos uma curadoria de endereços. Não somos um mero intermediador de aluguel, mas uma agência, que vende experiências", diz Gustavo França, criador do portal.

Por ora, há 11 endereços à disposição, em nove cidades. Batizados de "vilas", eles têm decoração com obras de arte, suítes com banheira e piscinas.

As diárias podem partir de R$ 1.800 por uma casa com quatro quartos.

O Voltem, que surgiu em 2010, foi comprado pelo Hotel Urbano no ano passado e em maio lançou sua plataforma 2.0.

"A ideia é que o site passe a funcionar como o de um hotel. Quem aluga não precisa nem falar com o dono do imóvel", diz Eduardo Serrado, presidente do serviço. "Nós fazemos a ponte entre as duas partes –usamos até o Whatsapp."

O Zap Temporada, vinculado ao site de classificados Zap Imóveis, também ganhou repaginação visual e de funcionalidades, após cinco anos no ar.

Diferentemente das outras plataformas, ele funciona mais como uma vitrine de ofertas.

O interessado vê anúncios, filtrados para o período que deseja, e negocia com o proprietário do imóvel fora da plataforma.

Além de cidades brasileiras, esses sites oferecem locações em destinos internacionais, como Punta del Este (Uruguai), Miami e Orlando (EUA).

Nessa última cidade, a CVC iniciou uma parceria com a imobiliária local Contempo para vender pacotes que incluem o aluguel de uma residência.


Endereço da página: