Folha de S. Paulo


De macacos na França a pandas na China, veja destinos para fãs de bichos

Existem pessoas que viajam para conhecer as belezas naturais de um lugar, outras para saber mais sobre os costumes e tradições da região e algumas apenas para relaxar.

No entanto, são vários os turistas que decidem arrumar suas malas e ir para qualquer país do mundo para passar um tempo perto dos animais.

Os amantes dos macacos, por exemplo, encontrarão na França um local perfeito para suas férias. A menos de meia hora de carro do Aeroporto de Basileia-Mulhouse-Friburgo, perto da divisa com a Suíça e a Alemanha, a "Montagne des Singes" conta com mais de 200 macacos bárbaros que vivem livres em 60 acres de floresta.

Já no Quênia, as estrelas são as girafas. O Girrafe Manor é o único hotel do mundo onde os hóspedes podem alimentar os animais todos os dias da própria janela do quarto. O local ocupa 140 acres de planalto perto de Nairóbi e fica a aproximadamente 45 minutos do Aeroporto Internacional Jomo Kenyatta.

Ainda na África, é possível conhecer mais dois animais típicos do continente: os suricatos e os lêmures.

Os primeiros podem ser encontrados principalmente na África do Sul, no Kalahari Meerkat Project, reserva aberta somente para pesquisadores, equipes cinematográficas com autorização e alguns sortudos turistas que se hospedam no Leeupan Guest Farm ou no Van Zylsrus Hotel. Já os lêmures, mamíferos considerados em risco de extinção, são a atração principal de uma pequena ilha que faz parte do Parque Nacional de Mantadia, em Madagascar. Os visitantes podem observar os bichos em seu habitat natural a partir do hotel Vakona Forest Lodge.

Na China, os ursos pandas são os animais mais procurados. O país tem a maior concentração do mamífero do mundo. O melhor lugar para conhecê-lo é no Chengdu Panda Base, um gigantesco centro de preservação localizado a cerca de 40 minutos do Aeroporto de Chengdu-Sichuan.

Enquanto isso, os Estados Unidos são famosos por baías cheias de focas. A de Jolla Cove, em San Diego, por exemplo, é uma das maiores do país, com uma grande quantidade de filhotes com suas mães.

Quem gosta de animais também não pode deixar de visitar as Bahamas e a Polinésia Francesa. O primeiro lugar é conhecido pelos curiosos suínos que nadam nas águas cristalinas da Pig Beach Big Major Cay, perto de Nassau.

Já na Polinésia, as tartarugas são a principal atração. A reserva Le Meridien Bora Bora é responsável por cuidar dos bichos feridos. Todos os dias, os turistas podem ver como as tartarugas são alimentadas e tratadas.

E a Oceania ainda conta com vários locais reservados aos animais mais típicos e tradicionais do continente. Na Nova Zelândia, os kiwi, pequenas aves que lembram a fruta, podem ser conhecidos e visitados na Kiwi House & Native Bird Park, em Otorohanga, a 45 minutos do Aeroporto Internacional de Hamilton.

Por fim, a Austrália tem a maior concentração de coalas e cangurus do mundo. O Lone Pine Koala Sanctuary, por exemplo, é a maior e mais antiga reserva de coalas do planeta. A apenas meia hora do Aeroporto Internacional de Brisbane, é possível encontrar mais de 130 bichos.


Endereço da página:

Links no texto: