Folha de S. Paulo


Mansão de Darwin revela lado sociável do naturalista inglês

Ainda é comum ouvir que o naturalista inglês Charles Darwin (1809-82), após dar a volta ao mundo estudando a natureza durante a juventude, voltou a seu país e passou duas décadas enfurnado em casa para desenvolver sua teoria da origem das espécies.

"Trancado em casa", porém, Darwin tinha acesso a um complexo de jardins experimentais, uma estufa lotada de plantas exóticas, um viveiro de pombos, um apiário, uma coleção de fósseis e uma vida social intensa.
Uma visita a Down House, a mansão vitoriana na vila de Downe (a 27 km de Londres) onde o naturalista viveu seus últimos 40 anos mostra um Darwin pouco conhecido.

O lugar pode ser alcançado com uma curta viagem de trem de Londres (23 minutos a partir da estação Charing Cross, ligada ao metrô) até Orpington, de onde se segue de ônibus ou táxi por 6 km.
É um passeio que pode se estender pelo dia, com almoço na cantina ou num pub local e oferecer um respiro do turbilhão urbano, sobretudo para o viajante com crianças.

A visita propriedade, que desde 1929 funciona como museu (a £10,60 - R$ 50- a entrada), revela um acadêmico que não só era um observador minucioso, mas um experimentalista contumaz.

Os cômodos guardam vestígios de um sujeito mais bem descrito como lorde articulado do que como intelectual recluso. A sala de jantar, de mesa posta com louça e prataria original, remete aos dias em que Darwin se dedicava a assuntos triviais da vila, onde era patrono dedicado.

Na sala de visitas ainda está o piano da mulher, Emma (a mesma sobre a qual versam anotações em que ele pesa prós e contras do casamento, também expostas ali) e o tabuleiro de gamão onde o casal disputava sua partida diária (o placar mostra Charles ligeiramente à frente).

INSIGHTS

Não foi sem inúmeras conversas com colegas ali que nasceu a teoria da evolução.

Tudo no piso térreo da casa foi recriado com base em fotos e diários da década de 1870 para que se parecesse com o ambiente que Charles, Emma e os dez filhos do casal (três dos quais morreram na infância) habitaram.

Não falta nem a mesa de bilhar em que o naturalista praticava sua precisão com o taco -mas cujo feltro com frequência acomodava fósseis.

Apesar de a maioria da coleção ter sido doada ao Museu de História Natural, algumas peças -como um crânio de bicho-preguiça gigante- permanecem em Downe.

No piso superior, a mansão abriga objetos pessoais, incluindo centenas de cadernos, alguns deles abertos nas páginas que mostram os insights do cientista.

Um deles é o primeiro registro da possibilidade de "uma espécie de fato se transformar em outra". Outro é o diagrama da árvore da vida, no qual o cientista ilustra a diversidade biológica se ramificando.

Na área externa, um sítio de sete hectares, há dois complexos de jardins onde foram replantadas espécies com as quais Darwin costumava fazer experimentos, sobretudo sobre reprodução vegetal.

Na estufa, há uma coleção viva de plantas carnívoras, orquídeas e trepadeiras estudadas pelo naturalista.

Com toda vida e energia insuflada por Charles e Emma em seus espaços privados, a visita mostra que aquele não foi um lugar procurado por alguém que queria se isolar da realidade.

Down House parece, na verdade, ter sido o lugar que Darwin encontrou para continuar vivenciando a natureza após voltar à Inglaterra.

*

PROMOÇÃO FAZ '2 POR 1' COM INGRESSOS

Quem planeja uma visita mais longa (ou uma segunda visita) a Londres e pretende explorar as cercanias da capital britânica gastará menos se escolher ir de trem.

A promoção "2 for 1 London" da National Rail (rede ferroviária) oferece dois ingressos pelo preço de um a turistas que forem de trem para mais de 150 atrações - Down House, Bletchley Park e Kew Gardens estão na lista, embora o acesso ao último seja melhor de metrô.

Quem vier de trem de outra cidade ou de outro país também pode se beneficiar.

Para obter o desconto, é preciso apresentar as duas passagens de trem e um voucher que pode ser encontrado e preenchido em estações ou junto com a lista de atrações no site www.daysoutguide.co.uk/2for1-london.


Endereço da página:

Links no texto: