Folha de S. Paulo


Férias para perder peso tentam transformar exercícios em diversão

AP Photo/Lucy Pemoni
Prática de ioga em praia no Havaí
Prática de ioga em praia no Havaí

Férias para perder peso já não significam "fazendas para gordos" ou acampamentos com exercícios chatos e exaustivos.

Atualmente, viajantes desejam cada vez mais combinar atividade física com diversão —como fazer ioga no meio de tartarugas marinhas, acampar na praia ou participar de um cruzeiro de zumba.

"Antes, significava viajar para longe e perder peso", diz Melisse Gelula, co-fundadora do site Well+Good. "Agora, é uma programação que pode incluir grandes jantares, tempo na praia, coquetéis, saídas à noite e dança".

O chamado turismo de bem-estar, que inclui retiros de ioga, acampamentos, ciclismo e academias, é um mercado que gira US$ 500 bilhões e representa 14% da receita do turismo mundial, de acordo com o relatório de 2013 "The Global Wellness Tourism Economy" (em tradução livre, "A Economia Global do Turismo do Bem-estar). A previsão é que essa fatia chegue a 16% em 2017.

ZUMBA

Em janeiro, a companhia de cruzeiros Royal Caribbean vai lançar seu primeiro cruzeiro de zumba, uma espécie de dança com atividades aeróbicas, com aulas durante o dia todo. O cruzeiro sairá da Flórida, nos Estados Unidos, com paradas na Jamaica e no Haiti.

No total, 130 instrutores serão responsáveis pelas oficinas. "Nosso foco é diversão", disse Allison Robins, que trabalha com a companhia de cruzeiros. "Nunca falamos sobre perda de peso, apesar de isso acontecer", conta.

Maria Walker, fundadora da Getaway Fitness, que oferece férias para malhar na Flórida e na Califórnia, ambas nos EUA, diz que essas viagens irão se transformar cada vez mais em uma "aventura fitness".

"Quando eu comecei, existiam resorts com spas e acampamentos para perda de peso, mas nada no meio-termo", diz Walker, cujos clientes são principalmente pessoas entre 30 e 50 anos.

Hoje as atividades variam de escaladas a andar de caiaque, por exemplo

IOGA

Já a YogaWorks, cadeia nacional de estúdios de ioga, oferece de 10 a 15 retiros ao redor do mundo todos os anos e planeja aumentar as ofertas em 2016.

"É uma parte crescente do negócio", disse Kim Allardyce, representante da companhia, acrescentando que o objetivo não é apenas aperfeiçoar as posturas de ioga.

Além dos exercícios, opções de atrações locais também estão incluídas no pacote. No retiro que acontece na Costa Rica, por exemplo, os viajantes podem ajudar a soltar tartarugas marinhas. Na Itália, ir à degustações de vinhos.

O objetivo, diz Allardyce, é conciliar exercícios físicos com experiências locais no destino.


Endereço da página: