Folha de S. Paulo


Vinícolas perto de Milão, na Itália, têm passeios com piquenique e bicicleta

Thea Severino/Folhapress
Vista do vinhedo da vinícola Bersi Serlini, fundada em 1886; ao fundo, os Alpes
Vista do vinhedo da vinícola Bersi Serlini, fundada em 1886; ao fundo, os Alpes

A 80 km de Milão, na Itália, é possível conhecer mais de cem vinícolas de Franciacorta, na região de Brescia, região que produz o que é considerado o melhor espumante italiano.

O produto recebe o nome do local e do método de produção, Franciacorta, assim como acontece com os franceses Champagne e Bordeaux. O vinho, de acidez suave, usa uvas chardonnay, pinot noir e pinot blanc.

No processo de fabricação, o espumante tem a primeira fermentação em tonéis de inox –uma pequeníssima parcela ainda é feita em barricas de madeira. A segunda é concluída na garrafa, na qual a bebida envelhece por ao menos 18 meses.

Os produtores da área foram os primeiros a ter a designação DOCG (Denominação de Origem Controlada e Garantida) no país.

"Os ventos gelados dos Alpes [cobertos de neve metade do ano] garantem o clima ideal para a produção do espumante", conta Maddalena Bersi Serlini, vice-presidente do consórcio Franciacorta.

Thea Severino/Folhapress
Primeira estátua de Giuseppe Garibaldi, de 1883, fica na praça central da pequena Iseo, próxima a Milão
Primeira estátua de Giuseppe Garibaldi, de 1883, fica na praça central da pequena Iseo, próxima a Milão

BOLHAS FINAS

A região tem paisagem cheia de montanhas e vastos vinhedos. A maioria das produtoras permite visitas. Estão nessa lista empresas como Bellavista (grupo Moretti), Bersi Serlini e Berlucchi.

A vinícola Bersi Serlini oferece passeios a cavalo, de bicicleta e, claro, a pé (como há poucas vagas disponíveis, é é melhor fazer a reserva com antecedência).

Se a temperatura estiver boa, aproveite para encomendar uma cesta de piquenique na recepção. Também é possível pernoitar em um dos quatro quartos do local.

A 5 km dali há uma simpática cidade chamada Iseo. Na praça central é montado o maior mercado da região, com produtos orgânicos (queijos, vinhos, frutas etc,), roupas e até plantas, às terças e às quintas. No verão, é possível praticar esportes aquáticos no lago homônimo da cidade.

Thea Severino/Folhapress
Mexericas da feira da cidade de Iseo, a 5 km de Franciacorta
Mexericas da feira da cidade de Iseo, a 5 km de Franciacorta

*

CANTINA BELLAVISTA
ONDE via Bellavista 5, Erbusco, Brescia
SITE bellavistawine.it

BERSI SERLINI
ONDE Via Cerreto 4 e 7, Provaglio d'Iseo, Brescia
SITE bersiserlini.it
DIÁRIA € 120 (R$ 396), com café da manhã incluído

GUIDO BERLUCCHI & C.
ONDE Piazza Duranti, 4, Borgonato, Brescia
SITE berlucchi.it

*

VÁ DE TREM
O cônsul Michele Pala sugere ir de Milão para:

TURIM na região de Piemonte, fica a cerca de duas horas de Milão. É possível ver o santo sudário na catedral da cidade até o dia 24 de junho

FLORENÇA na região da Toscana, fica a quase 3 horas de viagem. Veja o verdadeiro Davi de Michelangelo e a Vênus de Botticelli

BOLONHA na região Emília-Romanha. Se você acha que a especialidade da cidade é o espaguete à bolonhesa, está enganado, vá de tagliatelle ao ragú ou tortelloni com sálvia e manteiga


Endereço da página: