Folha de S. Paulo


Descubra o emirado de Ras al Khaimah, a nova Dubai

Os Emirados Árabes Unidos não se resumem apenas a Dubai, sinônimo de modernidade e luxo no Oriente Médio, e a Abu Dhabi, principal cidade do país. Para quem procura aventura, belas paisagens e sítios arqueológicos preciosos, o emirado de Ras al Khaimah é uma ótima escolha.

Localizada a cerca de 45 minutos de Dubai, a região é repleta de tumbas, antigos assentamentos, castelos e torres de controle. Muitos de seus valiosos tesouros lotam museus como o National Museum, que surgiu de um forte construído na metade do século 18 durante a invasão persa e conta com lindas joias, objetos de decoração e armas.

No principal assentamento da região, Shimal, os lugares mais visitados são o Sheeba Palace e o Al Jazirah Al Hamra, um antigo vilarejo de pescadores de pérolas com cerca de 300 casas e 13 mesquitas abandonado em 1968. O emirado também tem outras atrações, como a Fortaleza de Dhayah, que, construída no século XVI, presenciou uma batalha entre a população local e tropas britânicas.

Ainda merecem ser visitadas as Tumbas de Fashghah, a vila de Ghalilah e a ilha de Hulaylah, que atrai turistas pela sua história, sua natureza virgem, suas praias de areias douradas e suas águas cristalinas do Golfo Pérsico.

Uma opção para aproveitar ao máximo as férias na região é se acomodar no Bassata Desert Village, que oferece aos turistas uma experiência inesquecível embaixo de tendas feitas de pele de cabra e iluminadas por lanternas a gás. Lá é possível ver apresentações de danças do ventre, corridas de camelos, exibições de falcões, fazer tatuagens de rena, além de comer um tradicional churrasco árabe.


Endereço da página: