Folha de S. Paulo


Carnaval de rua cresce no país; veja seleção de 33 blocos em cinco Estados

O Carnaval -festa pagã que nasceu nas ruas e foi aquartelada em clubes e sambódromos- está de volta às ruas (e de graça) com mais força a cada ano.

São Paulo, onde a celebração por tempos se resumiu ao Anhembi, viu o número de blocos de rua crescer 400% em dois anos. Em 2015, 300 deles tomarão a cidade, 80 a mais que no ano passado, quando, segundo a SPTuris (empresa de turismo municipal), cada um recebeu 5.000 pessoas, em média.

No Rio, onde a festa atrai mais foliões, os 456 blocos deverão reunir 5 milhões de pessoas nas ruas, diz a Riotur (empresa municipal de turismo). Enquanto isso, o desfile na Sapucaí (cujo ingresso não sai por menos de R$ 160) costuma ter 1 milhão.

Essa multidão vai atrás de blocos como Cordão da Bola Preta, no Rio, que sozinho arrastou cerca de 1,5 milhão de pessoas no ano passado, e Agora Vai e Sargento Pimenta, em São Paulo, muitos deles com desfiles semanas antes do Carnaval, que neste ano começa no sábado dia 14 de fevereiro.

As duas capitais estão com metade da capacidade hoteleira lotada, ou seja, ainda tem vaga para quem não se programou. Enquanto os hotéis de São Paulo estão dando descontos de até 60%, no Rio, porém, as diárias sofreram alta de pelo menos 20%.

Eduardo Anizelli/Folhapress
Foliões pulam Carnaval na Banda de Ipanema
Foliões pulam Carnaval na Banda de Ipanema

PELO PAÍS

Salvador -que sempre loteou suas ruas separando quem tem abadá (o uniforme do bloco) da chamada "pipoca", pela primeira vez terá um dia de pré-Carnaval, no dia 8, com trios elétricos desfilando sem as cordas.

"Na pipoca você é igual. O Carnaval verdadeiro é aquele em que o povo sai para se manifestar com a fantasia que quiser", diz Edgard Oliva, 58, professor da Escola de Belas Artes da Bahia.

Outras cidades, como Ouro Preto (MG), São Luiz do Paraitinga (SP) e Olinda (PE), também têm atrações. Selecionamos 33 blocos pelo país em cinco Estados; escolha o que mais combina com você.

Veja blocos em:

São Paulo
Rio de Janeiro
Cidades mineiras
Recife e Olinda
São Luiz do Paraitinga
Salvador

50% dos 43 mil quartos de hotel de São paulo deverão estar ocupados, enquanto a taxa no Rio é de 60,7%

60% é o máximo de desconto oferecido nas diárias da capital paulista, enquanto no Rio há alta de 20%


Endereço da página:

Links no texto: