Folha de S. Paulo


Vai a Santiago? Confira sete dicas de passeios na capital chilena e arredores

O Chile atraiu em 2013 cerca de 280 mil turistas brasileiros. Santiago, capital do país, é o principal destino dos visitantes.

Pulsante, a cidade oferece ótimos programas –alguns gratuitos– para os viajantes. Confira abaixo sete passeios na capital e arredores.

1. Percorra de bicicleta os parques à margem do rio Mapocho. Santiago, majoritariamente plana, é perfeita para pedalar. O Itaú já implantou na cidade seu sistema de bicicletas compartilhadas (http://www.bikesantiago.cl). Nos domingos e feriados, há também aluguel de bikes em alguns pontos da ciclovia à beira-rio. A cidade tem também vários bicicletários, mas tome cuidado apenas para não descuidar do veículo. Pela quantidade de correntes, dá para ver que as bicicletas são alvo cobiçado de furto.

2. Vá ao Mercado Central para ver mariscos incomuns aqui no Brasil. Mas, se puder evitar, descarte o programa turístico de comer em algum dos vários restaurantes do lugar, cujo modelo é de preço alto e alta rotatividade, o que afeta a qualidade. Para comer frutos do mar, uma sugestão é o Puerto Fuy.

3. Caminhe à tarde pela comuna da Providência, de preferência num dia da semana, para sentir o pulso da cidade em um de seus bairros mais agradáveis. Antes ou depois do passeio -dependendo do horário–, experimente a comida chilena num ótimo restaurante frequentado pelos moradores da cidade, o Liguria.

4. Visite uma das boas vinícolas do vale do Maipo na região metropolitana de Santiago. Nem todos os roteiros montados por elas entusiasmam, mas é uma boa oportunidade de conhecer os arredores da cidade, experimentar alguns vinhos (o tour inclui degustações) e trazer uma garrafa para os amigos. Dá para ir de metrô e ônibus ou táxi a quase todas. Na Santa Rita, há passeios de bicicleta pelos vinhedos e piqueniques. A Aquitania é tida como uma das melhores da região. Na Concha y Toro, a principal "atração" da visita é a "adega do Diabo", onde nasceu a lenda do Casillero del Diablo. Outras que é possível visitar: Undurraga; Almaviva; Cousiño Macul e De Martino. É preciso reservar com antecedência e é possível fazer as reservas on-line.

5. Se estiver de carro, faça a visita à vinícola pela amanhã e depois estique até os contrafortes da cordilheira dos Andes. Programe seu waze ou GPS para San José de Maipo, a cidade maiorzinha da região. Almoce na rua do Comércio e explore os morros das redondezas -no vilarejo há um escritório de turismo. Ao longo dos caminhos, há esportes radicais como rafting, trilhas, cavalgadas e, no inverno, pistas de ski.

6. Conheça o Museu Chileno de Arte Precolombino e depois caminhe pelo bairro histórico, observe o movimento da praça de Armas, principal centro de convivência da cidade e circunde o palácio de la Moneda.

7. Deixe para comprar presentes na hora de voltar. O lugar perfeito para isso é a Fundación Artesanías de Chile, que trabalha sob os princípios de comércio justo e sustentável. Há cinco endereços na cidade, mas o mais conveniente fica justamente na zona de embarque do aeroporto internacional. Há objetos de palha, de cerâmica, de madeira, jóias de prata, mantas e ponchos de alpaca, cintos, bolsas e pequenos enfeites –delicados e resistentes– feitos de crina de cavalo tingida de cores vivas. O acesso à loja é feito por uma escada e um elevador, entre os portões 12 e 14, e ela fica aberta das 10h às 22h. Os presentes vêm com um cartão explicando sua origem e parte da renda é revertida para as comunidades artesãs.


Endereço da página:

Links no texto: