Folha de S. Paulo


Clima família domina as areias de Barra Seca, em Linhares (ES)

Como são danadinhos esses naturistas! Escolheram uma praia longe da muvuca, entre o balanço do mar e a correnteza de um rio margeado por coqueirais, com sol o ano inteiro, acompanhado de uma brisa constante e infraestrutura pé na areia.

Requisito óbvio para desfrutar desse pedacinho de paraíso: tem que tirar a roupa.

Com esse calor dos infernos, a praia não vive abarrotada de banhistas. Barra Seca é naturista, sim, mas lá impera uma clima bem família. É como se seus avôs, titios e sobrinhos estivessem bem ali –todos sem roupa, é claro.

Com cerca de 5.000 habitantes, Barra Seca é a única praia naturista do Espírito Santo. Da capital, Vitória, são 120 km pela BR-101 até Linhares, no norte do Estado, mais 50 km de asfalto numa planície repleta de fazendas de gado e outros 8 km de terra.

Só então o visitante se depara com uma placa indicando a praia naturista. Um nativo conhecido como Quinze, que não se despe em público, faz num barco a travessia de 200 m do rio até o outro lado (R$ 5 o trecho), onde se abre uma trilha de 150 m pela areia até a entrada. A partir de lá, nem sunga, nem biquíni.

Os naturistas têm aos seus pés cerca de 10 km de praia totalmente deserta, mas a área nudista está bem sinalizada com bandeirinhas coloridas num raio de 200 m. Para tomar banho, o rio atrai mais do que o mar, selvagem.

Do lado direito de quem chega, fica o espaço para casais/famílias. À esquerda, o dos desacompanhados, que podem ser convidados a se juntar ao grupo maior após uma visita de "inspeção" do professor de contabilidade Márcio Braga, 65, presidente da entidade naturista.

Criada em 1994, a praia conta com uma churrasqueira, quatro banheiros, seis chuveiros e área para camping com energia elétrica.

Se precisar de algo para beber ou comer, é só chamar o Quinze. Da areia, os naturistas mantêm contato com o nativo, que fica num bar, do outro lado do rio, por meio de aparelhos de "walk-talk".

Só não têm vez –nem são bem-vindos– os adeptos do chamado naturismo picante. "Aquilo não é naturismo. É putaria mesmo", diz Braga.

PERFIL família
Acesso fácil? sim
Nudismo é obrigatório? sim
Homem pode ir sozinho? sim
Tem infraestrutura? sim

NATURISMO SE TORNOU MAIS QUE NATURAL
por Roberto de Oliveira

"Uma coisa é tirar a sunga numa praia deserta, outra é ficar nu em público. Há mais de 20 anos, estávamos num grupo. No meio da trilha de acesso à praia, cada um começou a tirar a roupa. Ao chegar à área nudista, todo mundo estava pelado. A partir daí, o naturismo tornou-se mais que natural."


Endereço da página:

Links no texto: