Folha de S. Paulo


Em Tambaba, no município de Conde (PB), homem, só com mulher

Sorriso amarelo estampado no rosto, prontos para disparar máquinas, celulares e "pau de selfie", turistas deixam ansiosos o estacionamento e aceleram rumo à praia. Espiam, fazem piadinhas –tem gente até que enrubesce–, mas a maioria se intimida na hora de cruzar a fronteira que separa os pelados dos com trajes de banho.

Pena que um gesto corriqueiro, o de se despir, impeça o visitante de conhecer o que a praia de Tambaba tem de mais impressionante: a combinação de mata preservada, falésias multicoloridas e rochas no meio daquele mar de águas mornas e cor esmeralda que originam piscinas naturais por todo o canto.

No trecho mais paradisíaco do litoral sul da Paraíba, no município do Conde (a cerca de 30 km de João Pessoa), Tambaba foi a primeira praia oficial de nudismo do Nordeste, criada em 1991.

Para chegar até lá, o banhista deve acessar a PB-008, rodovia estadual que presenteia o visitante com uma sucessão de cartões-postais ao margear a costa sul.

A vestimenta só é liberada num pequeno trecho do lado esquerdo da praia, que, na maré baixa, também forma piscinas naturais.

Bem delimitada é a zona que divide as duas áreas. Uma recepcionista orienta sobre o funcionamento da praia naturista. Basta subir uma passarela, guardar a sua roupa e cair do outro lado como veio ao mundo.

A praia de nudismo mantém uma faixa de areia com cerca de 600 m cercada por vegetação de restinga, coqueiros e por uma respeitável área de mata atlântica. Nela, trilhas levam a apreciar a vista do alto de falésias.

Tambaba atrai naturistas crianças, jovens e da velha guarda de todo o país e também gente do exterior.

Nas areias que baniram os trajes funcionam um bar/restaurante e uma pousada. Por imposições sanitárias, funcionários são obrigados a permanecer vestidos.

Em setembro, sedia o Open de Surf Naturista, do qual só participam, é claro, peladões. Já em outubro, realiza o Tambaba Fest, com música ao vivo e o maior banho coletivo naturista de todo o Brasil.

Em Tambaba, não é permitida a entrada de homens desacompanhados de mulheres, assim como não se pode filmar ou fotografar sem autorização prévia. Cada casal, porém, pode levar um convidado.

PERFIL misto
Acesso é fácil? sim
Nudismo é obrigatório? sim
Homem pode ir sozinho? não
Tem infraestrutura? sim


Endereço da página:

Links no texto: