Folha de S. Paulo


"Aqui não é zoológico", diz entidade de Massarandupió, em Entre Rios (BA)

Depois de cruzar 80 km de rodovias a partir de Salvador, mais 5 km numa estrada de terra até a beira da praia, o visitante de Massarandupió, pequena vila do litoral norte da Bahia, tem dois caminhos.

Do lado esquerdo, há 8 km da faixa de areia de praia tradicional –a "área têxtil", numa referência jocosa ao tecido dos biquínis e sungas.

Caminhando para o lado oposto, uma faixa de 2 km é território livre para quem quer tomar sol ou nadar no mar sem nada de roupa.

Criada em 1999, a praia de nudismo de Massarandupió é uma das mais tradicionais do país. O mar calmo, com recifes que formam piscinas, é o destaque, que ainda inclui dunas. Com sorte, é possível ver a retirada de filhotes de tartarugas-marinhas da areia por agentes do Projeto Tamar.

Raul Spinassé/Folhapress
Casal no acesso a Massarandupió no litoral norte da Bahia
Casal no acesso a Massarandupió no litoral norte da Bahia

Duas barracas atendem aos banhistas, com um cardápio que inclui de moqueca de peixe a carne de sol –os preços variam de R$ 30 a R$ 80.

Entre comer e nadar, Fausto Rocha, 59, frequentador do local, diverte-se. "É uma delícia cair no mar e depois ir para o rio. Ainda tem uns peixinhos dando uma beliscada."

Beliscam qualquer parte porque maiôs não são bem-vindos: "Aqui não é zoológico para virem só olhar", diz César Xisto, presidente da Associação Massarandupiana de Naturismo.

Dois seguranças e um "diretor de praia" ajudam no controle nos fins de semana, quando chegam a receber 400 pessoas. A preferência é que a área seja visitada por casais –por precaução, foram espalhadas placas com a mensagem "Sexo aqui, não". Além da praia, a vila tem três pousadas naturistas e a Ecovila –área voltada para a prática.

O jornalista se identificou à Associação Massarandupiana de Naturismo e não tirou a roupa para fazer a reportagem

PERFIL família
Acesso fácil? não
Nudismo é obrigatório? sim
Homem pode ir sozinho? sim
Tem infraestrutura? sim


Endereço da página:

Links no texto: