Folha de S. Paulo


Filho de Che Guevara oferece a turistas viagens de motocicleta por Cuba

O filho mais novo do guerrilheiro argentino Ernesto Che Guevara abriu uma agência que oferece a turistas em Cuba uma viagem única, em motos Harley-Davidson, seguindo a paixão de seu pai, relatada no filme "Diários de Motocicleta".

"La Poderosa Tours oferece circuitos que combinam o desfrute de variadas paisagens da Ilha e o contato íntimo com parte da história de uma revolução única", diz o site da agência comandada pelo advogado cubano Ernesto Guevara, 49.

Marea Editorial/Efe
Foto de 1951 mostra Che Guevara (3º à dir.) e Alberto Granado (à esq.) ao lado da famosa motocicleta
Foto de 1951 mostra Che Guevara (3º à dir.) e Alberto Granado (à esq.) ao lado da famosa motocicleta

A agência, filial de uma empresa estatal, se chama La Poderosa em referência ao apelido dado por Che à motocicleta britânica Norton 500 usada em sua viagem por Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Venezuela entre dezembro de 1951 e julho de 1952, na companhia do amigo argentino Alberto Granado. A travessia, que marcou para sempre Che Guevara, foi tranaformada no filme "Diários de Motocicleta" (2004), do cineasta brasileiro Walter Salles.

Camilo Sánchez, filho do cubano Antonio Sánchez Díaz, "Marcos" na guerrilha da Bolívia, é o guia da agência de turismo, que disponibiliza pacotes de seis e nove dias, planejados "sob medida" para o cliente.

As viagens incluem visita à fortaleza La Cabaña, em Havana, que Che transformou em seu escritório a partir de 3 de janeiro de 1959, dois dias depois do triunfo da revolução de Fidel Castro.

Também oferece passeios a Santa Clara, 270 km a leste de Havana, cidade que foi tomada pelo guerrilheiro em dezembro de 1958 em uma ação decisiva para o triunfo da revolução e que hoje abriga um mausoléu construído para o revolucionário argentino.


Endereço da página: