Folha de S. Paulo


Livro traz fotos de animais selvagens; confira fotos de Mario Haberfeld

O piloto aposentado Mario Haberfeld lança, em parceria com a jornalista Laís Duarte, o livro "Alma Selvagem", com fotos de animais clicados na África, no Brasil, no Japão e em outros países.

Sobre a outra paixão, a fotografia, ele diz: "Fui pra África pela primeira vez aos 12 anos e desde então me encantei com os animais e com a fotografia". Ele se considera um fotógrafo amador, mas leva o hobby cada vez mais a sério e já vendeu algumas imagens.

O clique que ilustra a capa do livro é de um hipopótamo. É com este animal que ele sente mais emoção quando fotografa. "Para se conseguir um bom ângulo para fotografar hipopótamos selvagens, você tem que estar em um barco e relativamente perto do animal. É emocionante pois muitas vezes eles são maiores do que o barco em que estou para fotografar", conta Haberfeld. "Hipopótamos, apesar de parecerem tranquilos, são os animais que mais matam pessoas na África! Mais que leões e crocodilos."

O livro traz fotos de animais e a história de Haberfeld, que atualmente se dedica à conservação dos animais. "Infelizmente, nem todo mundo tem a oportunidade de viajar para tantos lugares e conhecer vários animais diferentes", diz ele. "Acredito que ninguém conserva o que não conhece e, por isso, acho que a fotografia tem um papel importante na conservação de biomas e animais. Através da fotografia as pessoas podem conhecer lugares distantes e animais de várias partes do mundo."

Haberfeld é um dos membros projeto Onçafari, que visa preservar o ecossistema brasileiro por meio do turismo: o grupo organiza safaris pelo Pantanal.

Confira outras edições do "Álbum de Viagem":

Nova York, por Daniel Marenco
Califórnia, por Edilson Dantas
Peru, por Fabiano Silva
Ilha de Marajó, por Zé Carlos Barretta
Acre, por Eduardo Anizelli
Utah, por Cristiano Xavier
Serra da Canastra, por Felipe Martí
Cânion do Xingó, por Ailton Cruz
Fernando de Noronha, por Adriano Vizoni
Patagônia, por André Dib
Córsega, por Lalo de Almeida
Xingu, por Sergio Ranalli


Endereço da página:

Links no texto: