Folha de S. Paulo


Opinião: Sem teletransporte, sonho com simplificação ao cruzar fronteira

Considerando que a minha geração –nem a sua, nem a do seus filhos ou netos– não vai experimentar as vantagens do teletransporte (como a gente conhece de "Jornada nas Estrelas"), a melhor notícia que um viajante pode esperar do futuro é uma simplificação absoluta do ato de cruzar uma fronteira.

Claro que os aviões poderiam ficar mais rápidos –se descobrirem um combustível mais barato. Assim como torço –em vão, eu sei– para que a relação entre preço da passagem e o conforto ao longo dela seja otimizada ao extremo. Mas ao sonhar com as viagens de amanhã, o mais plausível mesmo é torcer pela simplificação da burocracia na chegada a um país.

Seja num moderno aeroporto (como o Suvarnabhumi, em Bangcoc), numa travessia de carro (pense em El Paso, Texas, e Ciudad Juarez, no México), ou mesmo a pé –que tal ir até a Jordânia, saindo de Israel?

Pode ser uma "simples" fila de horas te atrasando para explorar o desconhecido. Ou uma revista digna de prisão de máxima segurança (melhor não falar onde). Esse é um obstáculo que ainda temos que enfrentar.

Melhorias consideráveis em ferramentas biométricas farão em breve com que sejamos nosso próprio passaporte. Você chega, coloca seu olho num aparelho que reconhece a íris –pode ser a palma de sua mão, ou até, como foi anunciado recentemente, a batida do seu coração– e pronto! O mundo é seu em questão de segundos.

Claro que os mais visionários vão dizer que o futuro das viagens pertence a poderosos óculos virtuais, que permitirão que você "visite" qualquer canto do planeta –e, por que não, da galáxia?– sem sair do seu sofá... Mas isso não vai substituir a experiência de estar de fato em outro lugar.

Convenhamos, se essa fosse realmente uma boa ideia, você acha que Capitão Kirk, Tenente Uhura, Spock e companhia não teriam preferido desenvolver isso do que o teletransporte para ir "onde nenhum homem jamais esteve"?

Aeroporto com funcionários digitais é previsto para o futuro do turismo


Smartphone deve ter cada vez mais funções em viagens


Endereço da página:

Links no texto: