Folha de S. Paulo


Livro mapeia o legado de brasileiros nas ruas de Paris

A caminho de Portugal, onde apearia do trono seu irmão Miguel, d. Pedro 1º (1798-1834) assentou acampamento em Paris entre 1831 e 1832, com a mulher, dona Amélia, e a filha Maria da Glória.

Ali, pretendia acumular apoio político, financeiro e logístico para a invasão. Sob a asa do monarca Luís Filipe, foi paparicado pelo "grand monde" tricolor como "imperador tropical" e era presença assídua nas catedrais culturais da época: Comédie Française, Ópera de Paris, teatro Odéon...

Dmitry Smirnov/DmiSmiPhoto
A Ópera de Paris é uma das atrações citadas no livro
A Ópera de Paris é uma das atrações citadas no livro

As andanças do então ex-imperador do Brasil à beira do Sena abrem o recém-lançado livro "A História do Brasil nas Ruas de Paris" (Casa da Palavra, 480 págs., R$ 59,90), do jornalista radicado na capital francesa Maurício Torres Assumpção, 48.

A pesquisa, desenvolvida ao longo de três anos, resultou em capítulos dedicados à construção de uma capela da Igreja Positivista do Brasil (que seguia os preceitos de Auguste Comte) em pleno Marais em 1905; à temporada parisiense de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) no começo dos anos 1920; e à missão conferida quatro décadas depois a Oscar Niemeyer (1907-2012) de desenhar a nova sede do Partido Comunista Francês, entre outros temas.

"Aos poucos, me dei conta de que, por trás de cada placa comemorativa [do feito de um brasileiro], iria encontrar histórias tão pitorescas que não ia dar para fazer um mero guia de cem páginas", conta Assumpção. "Acabou virando uma obra de história popular, à la Laurentino Gomes [de best-sellers como 1808']."

O formato de guia sobreviveu entretanto na seção de verbetes que encerra cada capítulo, com informações sobre como chegar aos locais ligados à história dos personagens retratados. Segundo o jornalista, o rastro deixado por eles na cidade é o da inovação, "seja nas proposições inéditas do traço de Lucio Costa (1902-1998) e Niemeyer, seja pelo viés do exotismo das partituras do Villa".

A lista de "candidatos" a um posto no livro bateu na casa dos 30 e chegou a incluir o ex-jogador Raí, considerado pela imprensa local um dos maiores da história do Paris Saint-Germain. Talvez ele seja escalado para o segundo volume.

O tomo deve iluminar também as biografias de aristocratas brasileiros que aportaram na Paris do século 19, como Eufrásia Teixeira Leite (1850-1930), namorada de Joaquim Nabuco, e a escritora e professora Nísia Floresta Brasileira Augusta (1810-1885), precursora do feminismo.

Antes disso, o elenco do primeiro calhamaço pode ir parar na televisão. Assumpção negocia com o GNT a produção de uma série.

A HISTÓRIA DO BRASIL NAS RUAS DE PARIS
Autor Maurício Torres Assumpção
Editora Casa da Palavra
Quanto R$ 59,90 (480 págs.)

FAÇA QUIZ SOBRE BRASILEIROS EM PARIS

1. Que compositor de ópera pediu a d. Pedro 1º permissão para apresentar uma partitura de autoria deste na Salle Favart em outubro de 1831?
a. Gaetano Donizetti
b. Vincenzo Bellini
c. Gioachino Rossini

2. Como se chama o templo que os positivistas brasileiros ergueram no Marais, no prédio onde viveu a musa do filósofo Auguste Comte, Clotilde de Vaux?
a. Capela da Humanidade
b. Capela do Futuro
c. Capela do Progresso

3. Que poeta reprovou os improvisos de Villa-Lobos ao piano durante uma feijoada no ateliê de Tarsila do Amaral, no 18ème?
a. Blaise Cendrars
b. Jean Cocteau
c. Paul Eluard

4. Que outro arquiteto de renome projetou um edifício de residências estudantis vizinho, na Cidade Universitária (14ème), à Maison du Brésil de Lúcio Costa?
a. Le Corbusier
b. Mies van der Rohe
c. Walter Gropius

5. Qual destes acontecimentos NÃO está ligado à história da praça Colonel Fabien (19ème), em que fica a sede do Partido Comunista assinada por Niemeyer?
a. Dali saíram quase 10 mil voluntários franceses para lutar contra os nacionalistas na Guerra Civil Espanhola, nos anos 1930
b. Ali ocorreu o confronto mais violento entre manifestantes e forças de repressão no Maio de 68
c. Lá caíram os últimos insurgentes da Comuna de Paris, em 1871

6. Onde Santos Dumont promoveu a primeira corrida de triciclos motorizados (joguete da moda entre os "bon vivants" da belle époque) da França?
a. Bois de Vincennes
b. Jardin des Tuileries
c. Parc des Princes

7. Qual dos seguintes monarcas franceses enterrados na basílica de Saint-Denis, ao norte de Paris, teve o túmulo visitado por seu tetraneto, d. Pedro 2º?
a. Luís 13
b. Luís 14
c. Luís 15

Respostas: 1-C; 2-A; 3-B; 4-A; 5-B; 6-C; 7-C


Endereço da página: