Folha de S. Paulo


Turismo ufológico atrai viajantes a locais como Peruíbe e ilha de Páscoa

Se você tem medo de ser abduzido por extraterrestres, nem cogite passar as férias em Peruíbe (a 135 km de São Paulo).

Cidade de Mato Grosso tem aeroporto para pouso de extraterrestres

Ciência busca evidências concretas de extraterrestres, analisa jornalista

Para repórter, tour no litoral paulista atrás de ETs dá frio na barriga

O que pode parecer uma inocente praia do litoral sul de São Paulo é, atualmente, uma das cidades com o maior número de registros de atividade extraterrestre no Brasil, segundo o ufologista Wallacy Albino, funcionário da Prefeitura de Guarujá (SP) e outros entusiastas que participam de fóruns sobre o tema. Não há nenhum registro oficial sobre isso.

Mas, se você for do tipo que topa visitar uma espaçonave, pode se juntar aos grupos que vão ao município em busca de experiências ufológicas. São passeios organizados aos sábados, apenas quando há interessados, em turmas que podem variar entre cinco e 30 pessoas.

Desde 2008, quando moradores avistaram um objeto vermelho no céu e no dia seguinte encontraram uma marca de 14 metros de diâmetro em um matagal, a cidade entrou na rota do chamado turismo ufológico.

São Tomé das Letras e Varginha, em Minas Gerais, Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul, ilha dos Colares, no Pará, as chapadas na Bahia e em Goiás, a serra das Belezas, no Rio de Janeiro, e Barra do Garças, em Mato Grosso, também são pontos turísticos para quem quer estar em locais de contato, avistamento ou pouso de objetos não identificados, segundo os ufólogos ouvidos pela Folha.

Ainda incipiente no Brasil, aqui não há agências especializadas nesse tipo de turismo. Nos Estados Unidos, porém, o mercado é mais organizado. Em Roswell, no Novo México, por exemplo, há agências, restaurantes e roteiros para visitar a região –onde há quem acredite que ali caiu um óvni em 1947.

Mas há iniciativas brasileiras isoladas para oferecer o serviço embutido em outros pacotes regulares.

A Terra Inca é exemplo disso. Especializada no que batizou de "turismo de mistério", promove viagens a lugares como Machu Picchu, no Peru, ilha de Páscoa, no Chile, e Stonehenge, na Inglaterra, durante as quais fenômenos costumam ser citados.

*

AGÊNCIA ORGANIZA JANTAR NO DESERTO DE NAZCA, NO PERU

Enquanto no Brasil o turismo ufológico não é tão disseminado, o mais comum é pessoas organizarem a própria viagem –as agências ajudam apenas para definir locomoção e hospedagem.

O ufólogo paranaense Ademar Gevaerd, referência no assunto, regularmente recebe dúvidas na revista que edita, a "Ufo", voltada a pessoas que procuram informações sobre lugares para visitar.

"Indico locais em que extraterrestres pousaram ou foram vistos. É possível encontrar moradores que descrevem experiências e fazer vigílias [observar o céu à noite com a expectativa de ver algo]", diz.

Apesar de não haver números oficiais sobre crescimento, Gevaerd observa um aumento da procura por essa modalidade de turismo no Brasil –e também de estrangeiros vindo para cá.

"Cada vez mais pessoas nos procuram querendo algo a mais do que o turismo. Quase 90% dos clientes que viajam com a gente estão buscando dar sentido à sua existência", afirma Alcione Giacomitti, autor de livros de mistério e proprietário da agência Terra Inca.

No mês passado, ele conta, abriu inscrições para ir à ilha de Páscoa, no Chile, em dezembro, e as vagas foram preenchidas em seis horas.

Há uma vertente segundo a qual seres extraterrestres tenham visitado o local e ajudado a construir os moais (estátuas de pedra gigantescas). Além disso, por ser o lugar mais isolado da Terra, concentra a maior quantidade de energia do planeta, de acordo com místicos.

Há dois anos, a mesma agência recebia, em média, um e-mail por semana de interessados em viagens ufológicas. Hoje, Giacomitti diz receber quatro por dia.

O deserto de Nazca, no Peru, é um dos principais destinos extraterrestres da Terra Inca. A viagem inclui um sobrevoo –única forma de observar as linhas no chão que, segundo ufólogos, foram feitas por serem do além.

O roteiro inclui jantar de gala no deserto e palestra com um coronel da Força Aérea peruana que narra um voo que fez em um caça nos anos 1980 ao redor de um objeto voador não identificado.

O roteiro de sete noites custa US$ 2.990 (R$ 7.100), com a passagem aérea (leia outras sugestões de viagem à direita).

*

EXTRATERRESTRES NO BRASIL

PERUÍBE (São Paulo)
Diz a lenda Uma espaçonave pousou em um matagal da cidade em 2008 e deixou uma marca no local
O que há hoje Tour por alguns pontos do município; moradores relatam avistamentos, mas a grama do local do suposto pouso já cresceu

SERRA DAS BELEZAS (Rio de Janeiro)
Diz a lenda Há relatos de avistamentos e contatos com ETs
O que há hoje Moradores falam sobre experiências ufológicas

SÃO TOMÉ DAS LETRAS (Minas Gerais)
Diz a lenda Há um portal dimensional em uma pirâmide na cidade
O que há hoje A pirâmide existe, mas nenhum portal foi encontrado

VARGINHA (Minas Gerais)
Diz a lenda Ufólogos tiveram acesso a uma gravação em que soldados do Exército afirmam ter capturado um ET na cidade, em 1996; o caso nunca foi totalmente esclarecido
O que há hoje Estátuas em formato de ET e caixa d'água em formato de disco voador

BARRA DO GARÇAS (Mato Grosso)
Diz a lenda Em 1925, um explorador inglês entrou na serra do Roncador à procura de uma "civilização perdida", que é um portal extraterrestre; ele desapareceu
O que há hoje Um discoporto (área de pouso para espaçonaves)

CHAPADAS DIAMANTINA E DOS VEADEIROS (Bahia e Goiás)
Diz a lenda A alta concentração de minérios atrai ETs
O que há hoje Paisagens naturais, onde é possível fazer vigílias (esperando avistar um óvni)

ILHA DOS COLARES (Pará)
Diz a lenda Houve vários avistamentos de ETs na década de 1970
O que há hoje Moradores falam sobre experiências ufológicas

CAÇAPAVA DO SUL (Rio Grande do Sul)
Diz a lenda É uma cidade da região Sul onde há grande número de avistamentos de ETs
O que há hoje Moradores contam a turistas sobre suas experiências ufológicas

*

EXTRATERRESTRES LÁ FORA

MACHU PICCHU (Peru)
Diz a lenda O local (conhecido como "a cidade perdida dos incas") foi construído por alienígenas
O que há hoje O local é um dos principais pontos turísticos do país

LINHAS DE NAZCA (Peru)
Diz a lenda Seres extraterrestres fizeram riscos no chão do deserto de Nazca representando animais e outros desenhos
O que há hoje As imagens podem ser observadas em um sobrevoo no local

ILHA DE PÁSCOA (Chile)
Diz a lenda Os moais (estátuas de pedra) teriam sido construídos por ETs; por ser o ponto mais isolado da Terra, o local concentra grande quantidade de energia
O que há hoje Há cerca de mil moais na ilha; são a principal atração do destino

STONEHENGE (Inglaterra)
Diz a lenda Na mesma linha da ilha de Páscoa, ETs fizeram monumento com pedras gigantes
O que há hoje Um círculo de pedras –o mais visitado da Inglaterra

ROSWELL (Estados Unidos)
Diz a lenda Um óvni caiu na cidade do Novo México em 1947
O que há hoje Restaurantes, hotéis e bares temáticos utilizam o tema extraterrestre em suas decorações; há ainda o Museu UFO, que reconta o suposto caso com recortes de jornais e fotos

CIDADE DO MÉXICO (México)
Diz a lenda Há avistamentos na capital e em outras regiões do país, que é considerado o que tem a maior incidência de registros ufológicos no mundo
O que há hoje Moradores contam seus relatos a vistantes


Endereço da página:

Links no texto: