Folha de S. Paulo


Escócia reúne atrações culturais, históricas e gastronômicas

A Escócia decidiu permanecer como parte do Reino Unido no referendo da última semana. No entanto, quando a proposta de uma viagem é visitar as terras da coroa britânica, o país de William Wallace vale sem dúvida uma visita independente.

Leia a seguir sobre algumas das principais atrações do país:

Edimburgo
A capital é formada por castelos e construções medievais e georgianas. "Edimbrá" (como os ingleses pronunciam) é patrimônio da humanidade. Mesmo no verão, é bom sair preparado para o vento gelado. A cidade é facilmente percorrida a pé ou de ônibus. Uma das melhores épocas para visitar é em agosto, quando ocorrem cinco dos 12 festivais internacionais que a cidade abriga anualmente, entre eles o Fringe, maior festival de arte do mundo.

Natalie Pecht
Vista de Edimburgo com a silhueta da St. Giles Cathedral ao fundo
Vista de Edimburgo com a silhueta da St. Giles Cathedral ao fundo

Glasgow
A cena cultural da cidade, a maior do país, é forte. Lá é realizado o Piping Live!, festival internacional de gaita de fole. Além disso, a vida noturna é rica: a cidade conta com mais de 150 pubs, bares e discotecas.

Divulgação
Piping Live Festival em Glasgow
Piping Live Festival em Glasgow

Gastronomia
Quem é fã de uísque sabe que os escoceses estão entre os melhores na produção da bebida. Em Edimburgo, não deixe de ir ao Scotch Whisky Experience, que oferece tours sobre a história do puro malte. Uma curiosidade descoberta no local é que a maior coleção de uísque do mundo pertenceu a um brasileiro. Para comer, vá até Oban, cidade portuária considerada "a capital dos frutos do mar". Outros pontos fortes da gastronomia escocesa são o salmão defumado e a carne do selo Aberdeen Angus.

Natalie Pecht
Dose de uísque escocês
Dose de uísque escocês

Lago Ness
É a casa de "Nessie", mais conhecido como monstro do lago Ness. A existência da criatura nunca foi comprovada, mas a visita ao lago, próximo da cidade de Inverness, vale pela beleza da paisagem. A área oferece locais para estada e atividades como pesca e caminhadas.

Divulgação
Lago Ness fica nas Terras Altas escocesas
Lago Ness fica nas Terras Altas escocesas

Castelos
Na capital, há o castelo de Edimburgo, construído sobre a cratera de um vulcão. O local é palco do Royal Military Tattoo, espetáculo de tirar o fôlego que reúne militares e civis, com fogos, projeções e performances de diversos países. Quem quiser dormir como um rei pode se hospedar num castelo escocês. Uma das opções é o de Traquair, que foi propriedade dos reis da Escócia. Outra é o luxuoso Skibo Castle, nas Terras Altas, com o seu próprio campo de golfe, spa e piscina vitoriana dentro de uma estufa.

Divulgação
Espetáculo do Royal Military Tattoo no castelo de Edimburgo
Espetáculo do Royal Military Tattoo no castelo de Edimburgo

Esqui
Há cinco estações naturais de esqui no Reino Unido, todas na Escócia. Os locais costumam ser mais vazios e baratos em comparação a outras estações da Europa. Ben Nevis é a montanha mais alta do Reino Unido e em seu topo fica a estação Nevis Range. Em Aberdeen, fica a principal estação escocesa no parque nacional de Cairngorms.

Joe Cornish
Estação de esqui em Cairngorms
Estação de esqui em Cairngorms

Cinema
Os fãs de Harry Potter podem ver o Hogwarts Express, em Fort William. O trem a vapor Jacobite é a locomotiva que levou Harry para a escola dos bruxos. Quem viu Mel Gibson em "Coração Valente" como o guerreiro escocês William Wallace deve reconhecer o lago Leven, um dos cenários do filme.

Divulgação
Trem Jacobite em Fort William
Trem Jacobite em Fort William

Kilt
O famoso kilt, uma espécie de saia tradicional, tem origem nas Terras Altas da Escócia, no século 16. A roupa típica é usada hoje em ocasiões especiais como casamentos, jogos e bailes. Em Edimburgo, é possível visitar o Tartan Weaving Mill para ver como são feitos os kilts e também levar uma peça para casa.

Pawel Libera
Soldado usando uniforme tradicional escocês
Soldado usando uniforme tradicional escocês
Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página: